Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Educação e Pesquisa
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
A adequação entre o nível e tipo de formação académica e a situação
profissional é um tema presente sempre que se aborda a temática da
inserção profissional dos licenciados. Pretende-se, com este artigo,
analisar as situações profissionais de diplomados portugueses do
ensino superior cinco anos após a conclusão da licenciatura, à luz
da problemática da inserção e transição profissional. Enquadra-se a
relação entre sistema de ensino e mercado de trabalho comparando-se
indicadores internacionais que contextualizam o caso português, de
modo a discutir os resultados empíricos que caracterizam a situação
profissional vivida em 2010 por uma amostra de 1.004 diplomados
de duas universidades portuguesas. Definem-se cinco tipos de
situações profissionais a partir de técnicas de análise multivariadas
e reflete-se sobre os perfis encontrados. Conclui-se que a maioria
dos licenciados exerce uma atividade profissional adequada ao seu
nível de graduação, com rendimentos salariais, vínculos laborais
e horários adequados ao grupo dos especialistas das actividades
intelectuais e científicas. Porém, a análise mais fina revela-nos
uma configuração hierárquica das situações profissionais num
continuum que se organiza desde a inserção frágil à inserção
qualificante associada às áreas de formação frequentadas. Os
diplomados nas áreas de educação, artes e humanidades ocupam
as situações profissionais mais precarizantes, contrastando com a
sobrerrepresentação nos empregos mais favoráveis dos licenciados
das áreas de saúde, economia, gestão e direito.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Transição profissional; Inserção profissional; Licenciados; Diploma académico
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Educação - Ciências Sociais