Comunicação em evento científico
Políticas de ensino de Português Língua Não Materna: O caso dos imigrantes adultos com pouca ou nenhuma literacia em qualquer língua
Nuno Oliveira (Oliveira, Nuno); Ana Raquel Matias (Matias, A.R.); Alejandra Ortiz (Ortiz, Alejandra);
Título Evento
XII CONLAB Congresso Luso-Afro-Brasileiro. Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois.
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-03-16 18:47)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A implementação de Português Língua Não Materna em Portugal nos últimos 13 anos tem-se realizado através de programas de inserção socioprofissional, de acesso à nacionalidade, e valorização cognitiva dos imigrantes. Todavia, os adultos imigrantes com pouca ou nenhuma literacia nas línguas faladas ou conhecidas, mesmo quando integrados na oferta existente, dificilmente se enquadram nos objectivos de capacitação social, educacional e simbólica previstos. Neste âmbito, apresentam-se os primeiros resultados dum estudo que parte de aulas de alfabetização em português num bairro em Cascais, onde participam mulheres adultas de origem cabo-verdiana e falantes de crioulo, com pouca ou nenhuma escolaridade. É objectivo deste estudo aprofundar o conhecimento dos processos de aprendizagem em concreto, como também de práticas e aquisição de línguas de forma mais generalizada. Abordamos o fenómeno sob o prisma da educação de adultos e seu impacto geracional em termos de transmissão e mobilidade social, relocalizando o fenómeno enquanto consequência linguística dos fenómenos migratórios.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Português Língua Não Materna,adultos imigrantes,políticas linguísticas,literacia,inclusão