Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
A eficácia do sistema de compras coletivas na perspetiva dos parceiros de negócio: estudo exploratório em Portugal
Proceedings of The 2015 10th Iberian Conference On Information Systems And Technologies (CISTI 2015)
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Títulos Alternativos
(Inglês) Effectiveness of the collective online shopping system in the perspective of the business partners: Exploratory study in Portugal
Abstract/Resumo
A Internet tem permitido a criação de novos modelos de negócio. Em 2008 surgiram os sistemas de compras coletivas, promovidos pelas empresas de compras coletivas online, e apresentados como uma ferramenta de promoção eficaz para os parceiros de negócio. Neste contexto, o estudo tem como objetivos: i) caracterizar os sites de compras coletivas e as campanhas promocionais veiculadas por estes sites; ii) avaliar a perceção dos parceiros da eficácia da última campanha promocional realizada nos sites de compras coletivas; e iii) caracterizar a relação entre a eficácia percebida das campanhas promocionais e as características dos sites e das campanhas e o perfil do parceiro. Com base nos dados recolhidos junto de 38 parceiros conclui-se que: i) existe alguma homogeneidade nos sites de CCO e nas características dos parceiros; ii) as campanhas tendem a ser eficazes no seu global, induzidas pelos objetivos não financeiros; e iii) o perfil do sites não influencia a eficácia, mas o perfil do parceiro e as características das campanhas influenciam. O estudo contribui para um melhor conhecimento do modelo de negócio dos sites de compras coletivas. Empresas promotoras e seus parceiros conhecem quais as promoções que apresentam maior impacto no negócio, podendo esta informação servir de suporte à decisão para empresas que estejam a considerar este tipo de modelo de negócio.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Compras coletivas online,Eficácia,Site de descontos
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências Físicas - Ciências Naturais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UID/GES/00315/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |