Publication in conference proceedings
A eficácia do sistema de compras coletivas na perspetiva dos parceiros de negócio: estudo exploratório em Portugal
Filipa Alexandra Dionísio Colaço (Colaço, F.); Raul Laureano (Laureano, R.); Pedro António Ferreira (Ferreira, P.); Luís Laureano (Laureano, L.);
Proceedings of The 2015 10th Iberian Conference On Information Systems And Technologies (CISTI 2015)
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 1

(Last checked: 2024-07-24 18:20)

View record in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-07-23 09:59)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(English) Effectiveness of the collective online shopping system in the perspective of the business partners: Exploratory study in Portugal

Abstract
A Internet tem permitido a criação de novos modelos de negócio. Em 2008 surgiram os sistemas de compras coletivas, promovidos pelas empresas de compras coletivas online, e apresentados como uma ferramenta de promoção eficaz para os parceiros de negócio. Neste contexto, o estudo tem como objetivos: i) caracterizar os sites de compras coletivas e as campanhas promocionais veiculadas por estes sites; ii) avaliar a perceção dos parceiros da eficácia da última campanha promocional realizada nos sites de compras coletivas; e iii) caracterizar a relação entre a eficácia percebida das campanhas promocionais e as características dos sites e das campanhas e o perfil do parceiro. Com base nos dados recolhidos junto de 38 parceiros conclui-se que: i) existe alguma homogeneidade nos sites de CCO e nas características dos parceiros; ii) as campanhas tendem a ser eficazes no seu global, induzidas pelos objetivos não financeiros; e iii) o perfil do sites não influencia a eficácia, mas o perfil do parceiro e as características das campanhas influenciam. O estudo contribui para um melhor conhecimento do modelo de negócio dos sites de compras coletivas. Empresas promotoras e seus parceiros conhecem quais as promoções que apresentam maior impacto no negócio, podendo esta informação servir de suporte à decisão para empresas que estejam a considerar este tipo de modelo de negócio.
Acknowledgements
--
Keywords
Compras coletivas online,Eficácia,Site de descontos
  • Physical Sciences - Natural Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/GES/00315/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia