Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
A influência das variáveis sociais e das variáveis escolares nas trajetórias dos estudantes- uma leitura sociológica dos resultados de um inquérito
Título Livro
Feedback, Identidade, Trajetórias Escolares: Dinâmicas e Consequências
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Neste capítulo analisam-se as trajectórias escolares de estudantes que em Portugal frequentam os anos de transição entre ciclos de estudos do ensino básico e secundário, com base nos resultados de um inquérito aplicado a 1336 alunos em 51 estabelecimentos de ensino público situados em todas as regiões do território continental português, no âmbito do projecto «Feedback, Identidade e Trajectórias Escolares: Dinâmicas e Consequências». A análise dos resultados salienta a forte relação que se verifica entre as trajectórias escolares dos estudantes e o contexto social e cultural das famílias de origem, as práticas
pedagógicas e as percepções dos alunos relativamente à escola.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Trajectórias escolares; Desigualdades sociais; Percepções; Práticas; Expectativas.