Book chapter
A influência das variáveis sociais e das variáveis escolares nas trajetórias dos estudantes- uma leitura sociológica dos resultados de um inquérito
David Tavares (Tavares, D.); Carolina Carvalho (Carvalho, C.); João Santos (Santos, J.);
Book Title
Feedback, Identidade, Trajetórias Escolares: Dinâmicas e Consequências
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Neste capítulo analisam-se as trajectórias escolares de estudantes que em Portugal frequentam os anos de transição entre ciclos de estudos do ensino básico e secundário, com base nos resultados de um inquérito aplicado a 1336 alunos em 51 estabelecimentos de ensino público situados em todas as regiões do território continental português, no âmbito do projecto «Feedback, Identidade e Trajectórias Escolares: Dinâmicas e Consequências». A análise dos resultados salienta a forte relação que se verifica entre as trajectórias escolares dos estudantes e o contexto social e cultural das famílias de origem, as práticas pedagógicas e as percepções dos alunos relativamente à escola.
Acknowledgements
--
Keywords
Trajectórias escolares; Desigualdades sociais; Percepções; Práticas; Expectativas.