Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
A influência das variáveis sociais e das variáveis escolares nas trajetórias dos estudantes- uma leitura sociológica dos resultados de um inquérito
Book Title
Feedback, Identidade, Trajetórias Escolares: Dinâmicas e Consequências
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Neste capítulo analisam-se as trajectórias escolares de estudantes que em Portugal frequentam os anos de transição entre ciclos de estudos do ensino básico e secundário, com base nos resultados de um inquérito aplicado a 1336 alunos em 51 estabelecimentos de ensino público situados em todas as regiões do território continental português, no âmbito do projecto «Feedback, Identidade e Trajectórias Escolares: Dinâmicas e Consequências». A análise dos resultados salienta a forte relação que se verifica entre as trajectórias escolares dos estudantes e o contexto social e cultural das famílias de origem, as práticas
pedagógicas e as percepções dos alunos relativamente à escola.
Acknowledgements
--
Keywords
Trajectórias escolares; Desigualdades sociais; Percepções; Práticas; Expectativas.
Português