Capítulo de livro
Teorias implícitas sobre o sucesso académico e a empregabilidade
Sílvia Agostinho da Silva (Silva, S.A.); Ana Passos (Passos, A. M.); Nelson Ramalho (Ramalho, N.); António Caetano (Caetano, António);
Título Livro
Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-12-21 18:29)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Neste capitulo apresenta-se um estudo qualitativo sobre o modo como alunos e dirigentes (discentes e docentes) definem o sucesso, o insucesso e identificam os respetivos fatores explicativos. Como referido no capitulo 2, o fenómeno do insucesso e abandono deu origem a varias teorias e tem sido alvo de varios estudos. Contudo, poucos estudos procuraram explorar (qualitativamente) os significados que lhes sao atribuidos pelos principais intervenientes (stakeholders). Perna e Scott (2008), na sua revisao sobre a investigacao realizada, salientam que apenas onze estudos envolveram metodos qualitativos.Estes estudos foram realizados principalmente com o objetivo de identificar os obstaculos ao sucesso academico, dando enfase a perspetiva dos estudantes.Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo compreender a perspetiva dos diversos stakeholders sobre o significado do sucesso, insucesso e abandono, bem como as explicacoes que desenvolvem para cada um desses eventos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
sucesso académico