Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Teorias implícitas sobre o sucesso académico e a empregabilidade
Título Livro
Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Neste capitulo apresenta-se um estudo qualitativo sobre o modo como alunos e dirigentes (discentes e docentes) definem o sucesso, o insucesso e identificam os respetivos fatores explicativos. Como referido no capitulo 2, o fenómeno do insucesso e abandono deu origem a varias teorias e tem sido alvo de varios estudos. Contudo, poucos estudos procuraram explorar (qualitativamente) os significados que lhes sao atribuidos pelos principais intervenientes (stakeholders). Perna e Scott (2008), na sua revisao sobre a investigacao realizada,
salientam que apenas onze estudos envolveram metodos qualitativos.Estes estudos foram realizados principalmente com o objetivo de identificar os obstaculos ao sucesso academico, dando enfase a perspetiva dos estudantes.Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo compreender a perspetiva dos diversos stakeholders sobre o significado do sucesso, insucesso e abandono, bem como as explicacoes que desenvolvem para cada um desses eventos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
sucesso académico