Artigo em revista científica
Consultoria de gestão em Portugal: a análise do conceito à luz do campo de pesquisa da estratégia-como-prática
Renato Lopes da Costa (Lopes da Costa, R.); Nelson António (António, N.);
Título Revista
International Business and Economics Review
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-12-16 09:45)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A consultoria de gestão representa uma das atividades mais antigas do mundo, pois as pessoas desde sempre prestaram auxílio e consultas a outras nos mais diferentes assuntos, no entanto foi a partir do final da década de 1950, que se começou a notar de fato o primeiro crescimento real da indústria de consultoria, indicando o inicio de uma transformação que a torna hoje em dia num elemento significante no atual-dominante setor de serviços. Os resultados da análise empírica sob a forma de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a consultores de gestão e gestores de PME em Portugal, vêm desta forma redefinir o paradoxo do conceito de consultoria de gestão a partir da perspetiva de análise de consultores e clientes em Portugal à luz de uma perspetiva ligada ao campo de pesquisa da Estratégia-como-prática, focalizando-o nos quatro paradigmas empresariais da consultoria de gestão e nas perspetivas macro e micro de análise que constituem o campo de pesquisa da Estratégia-como-Prática.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Estratégia,Consultoria de gestão,estratégia-como-prática
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/GES/00315/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia