Scientific journal paper Q3
Avaliar (n)a escola: quadros, modelos, práticas
João Sebastião (Sebastião, João);
Journal Title
Sociologia, Problemas e Práticas
Year (definitive publication)
1996
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 2

(Last checked: 2025-12-09 11:05)

View record in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 12

(Last checked: 2025-12-12 02:00)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Os processos de avaliação da eficácia do sistema educativo têm uma já longa tradição, sejam relativos à situação e evolução do sistema, sejam de processos educativos restritos a pequenos grupos. Contudo, esse tipo de avaliações deixava geralmente de fora as relações entre o sistema e o seu exterior, assim como, pela própria essência dos sistemas educativos modernos, não considerava a diversidade de situações dentro do próprio sistema. A chamada de atenção para o lugar central ocupado pelos processos internos ao estabelecimento escolar veio trazer uma nova dimensão aos estudos de avaliação, implicando uma recentração metodológica e permitindo uma nova compreensão do funcionamento do sistema educativo.
Acknowledgements
--
Keywords
Análise-organizacional,Avaliação-regulação
  • Sociology - Social Sciences
  • Other Social Sciences - Social Sciences