Artigo em revista científica Q3
Avaliar (n)a escola: quadros, modelos, práticas
João Sebastião (Sebastião, João);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano
1996
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Scopus

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2021-09-19 06:02)

Ver o registo na Scopus

Abstract/Resumo
Os processos de avaliação da eficácia do sistema educativo têm uma já longa tradição, sejam relativos à situação e evolução do sistema, sejam de processos educativos restritos a pequenos grupos. Contudo, esse tipo de avaliações deixava geralmente de fora as relações entre o sistema e o seu exterior, assim como, pela própria essência dos sistemas educativos modernos, não considerava a diversidade de situações dentro do próprio sistema. A chamada de atenção para o lugar central ocupado pelos processos internos ao estabelecimento escolar veio trazer uma nova dimensão aos estudos de avaliação, implicando uma recentração metodológica e permitindo uma nova compreensão do funcionamento do sistema educativo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Análise-organizacional,Avaliação-regulação
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais