Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
Journal Title
Psicologia: Teoria e Pesquisa
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Alternative Titles
(English) Scale of student perceptions regarding their Behavioral Engagement in school: construction and validation
Abstract
Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.
Acknowledgements
--
Keywords
Estudantes,Características dos estudantes,Rendimento escolar,Modelação de equações estruturais
Fields of Science and Technology Classification
- Psychology - Social Sciences
Funding Records
| Funding Reference | Funding Entity |
|---|---|
| UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
| PTDC/CPE-PEC/121238/2010 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
| UID/PSI/03125/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Português