Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
XVI Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Este estudo tem como objetivo determinar se o valor de mercado das marcas divulgado pela Forbes tem valor relevante para os acionistas das empresas, além das variáveis que sintetizam a informação que é apresentada nas demonstrações financeiras. Foi usada uma amostra que compreende 685 observações (2014 e 2015) relativas a empresas incluídas na lista da Forbes “The World's Most Valuable Brands”. Os resultados deste estudo permitem concluir que o valor da capitalização de mercado da empresa está estatisticamente correlacionado com o valor contabilístico do capital próprio e o resultado líquido e que as estimativas dos coeficientes das medidas contabilísticas tradicionais (valor contabilístico do capital próprio e resultado líquido) são positivas e estatisticamente significativas. Quando incluído na análise, o valor das marcas das empresas divulgado na lista da Forbes tem também valor relevante para o mercado, para além das medidas contabilísticas tradicionais.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Valor relevante,Valor de mercado,Marcas,Forbes