Publicação em atas de evento científico
O valor relevante da informação divulgada pela Forbes sobre as marcas mais valiosas do Mundo
Ana Sofia Inácio (Inácio, A. S.); Isabel Lourenço (Lourenço, I. C.);
XVI Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-15 15:56)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este estudo tem como objetivo determinar se o valor de mercado das marcas divulgado pela Forbes tem valor relevante para os acionistas das empresas, além das variáveis que sintetizam a informação que é apresentada nas demonstrações financeiras. Foi usada uma amostra que compreende 685 observações (2014 e 2015) relativas a empresas incluídas na lista da Forbes “The World's Most Valuable Brands”. Os resultados deste estudo permitem concluir que o valor da capitalização de mercado da empresa está estatisticamente correlacionado com o valor contabilístico do capital próprio e o resultado líquido e que as estimativas dos coeficientes das medidas contabilísticas tradicionais (valor contabilístico do capital próprio e resultado líquido) são positivas e estatisticamente significativas. Quando incluído na análise, o valor das marcas das empresas divulgado na lista da Forbes tem também valor relevante para o mercado, para além das medidas contabilísticas tradicionais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Valor relevante,Valor de mercado,Marcas,Forbes