Artigo em revista científica
Transtornos mentais comuns em mulheres de cidades rurais: prevalência e variáveis correlatas
Francisca Marina de Souza Freire Furtado (Furtado, F. M. de S. F.); Ana Alayde Werba Saldanha (Saldanha, A. A. W.); Carla Moleiro (Moleiro, C.); Josevânia da Silva (Silva, J.);
Título Revista
Saúde e Pesquisa
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Common mental disorders in females from rural towns: prevalence and co-related variables

Abstract/Resumo
Analisar a prevalência dos Transtornos Mentais Comuns (TMC) em mulheres residentes em cidades rurais do Estado da Paraíba/Brasil e a associação dos TMC com os aspectos socioeconômicos, vivência de violência doméstica e cuidados em saúde mental. Participaram 608 mulheres entre 18 e 83 anos de idade (43 ± 14,640). Utilizou-se um questionário sociodemográfico e o Self-Reporting Questionnaire-20. Os dados foram analisados através de análises estatísticas descritivas e bivariadas. A prevalência de TMC foi de 31,6%, com maior índice em mulheres acima dos 50 anos, separadas/divorciadas, com baixa escolaridade e renda. As variáveis preditoras para o TMC foram: ser vítima de violência doméstica, vivência de situação estressora; e a inter-relação entre variáveis como ter mais de 50 anos, ter antecedentes familiares com sofrimento psíquico e renda entre um e dois salários mínimos. Elementos socioculturais significativos no que tange à saúde mental ligados às relações de gênero predizem o aparecimento de TMC nesta população.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Mulher,Prevalência,Rural,Saúde mental,Transtornos mentais comuns
  • Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/PSI/03125/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.