Scientific journal paper Q3
Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify
Pedro Henrique Moschetta (Moschetta, P. H.); Jorge Vieira (Vieira, J.);
Journal Title
Sociologias
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

Times Cited: 7

(Last checked: 2025-12-15 19:21)

View record in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 3

(Last checked: 2025-12-09 02:57)

View record in Scopus


: 1.1
Google Scholar

Times Cited: 45

(Last checked: 2025-12-12 06:00)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Serviços de streaming facilitam o consumo e a descoberta de músicas gravadas ao oferecer acesso irrestrito e sob demanda a uma gigantesca coleção musical a partir de qualquer dispositivo online, em qualquer hora ou local. A curadoria, feita por humanos e/ou máquinas, tem o papel de filtrar, selecionar e guiar a experiência de consumo, sendo uma forma de lidar com a abundância e superacessibilidade de conteúdo. Após pesquisa realizada com 20 usuários do Spotify, combinando entrevistas e análise de dados, os resultados mostram que a facilidade de acesso incentiva a descoberta de novas músicas, tornando a experiência de consumo mais diversificada e fragmentada, e demonstram o papel fundamental das playlists como principal forma de descoberta e coleção musical. O estudo revela ainda que a curadoria algorítmica, apesar de ser constantemente aprimorada, não substitui a curadoria humana devido à sua maior previsibilidade e imprecisão.
Acknowledgements
--
Keywords
Consumo,Música,Streaming,Curadoria,Descoberta
  • Sociology - Social Sciences
  • Media and Communications - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia