Comunicação em evento científico
Twittando Futebol: Benfica, FC Porto e Sporting na Liga NOS
Célia Gouveia (Gouveia, C.);
Título Evento
XESCOM: IV Simpósio Internacional de Gestão de Comunicação
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
Em Portugal, o uso do Facebook pelos seguidores dos clubes de futebol é continuo e elevado, porém, assistimos simultaneamente a um aumento do número de utilizadores e organizações desportivas que utilizam o Twitter sobretudo para se conectar durante os eventos desportivos ao vivo. Face a este novo panorama, a proposta desta comunicação foca-se na análise de 36334 posts publicados no Twitter pelos clubes chamados “três grandes” da Liga NOS: Benfica, FC Porto e Sporting, no período temporal da época desportiva de 2017/2018. O conjunto de dados em análise foram obtidos com acesso à plataforma Crimson Hexagon, um software de análise de social media que usa um algoritmo desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais Quantitativas da Universidade de Harvard, e é usado pelo Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL). Dada a natureza exploratória do estudo, foi dado especial enfoque aos seguintes objetivos: mapear características sociodemográficas dos seguidores destas páginas; identificar seguidores que influenciam e ajudam a acelerar a disseminação de informações dos clubes; identificar o envolvimento dos clubes com os seguidores através de uma análise comparada. Os resultados obtidos são reveladores de tendências, perceções e práticas que indicam que a demografia do Twitter afeta aos clubes tende para um maior percentual de utilizadores jovens e urbanos - Geração milenar. Concluímos que os clubes possuem uma base de seguidores internacional, entre eles, utilizadores com poder de influência na rede, por isso, chamados de “Lead users”. Tornou-se, ainda, evidente que os clubes utilizam diferentes práticas comunicativas que a infraestrutura do Twitter torna como indicadores implícitos para avaliar o percentual de envolvimento. Espera-se, com este estudo, contribuir para melhor identificar a natureza plural e estratificada da filiação clubista através das interações no Twitter, ações estas cada vez mais arraigadas na ecologia dos media.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Comunicação,Twitter,Futebol
  • Ciências da Comunicação - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.