Publicação em atas de evento científico
O sistema de gestão ambiental do ISCTE-IUL: um modelo de integração-qualidade-sustentabilidade
Carla Farelo (Farelo, C.); Raquel Velada (Velada, R.); Carla Matias (Matias, C.); Catarina Roseta-Palma (Roseta-Palma, C.); Jorge Rodrigues da Costa (Costa, J. ); Sofia Santos (Santos, S.); Vasco Rato (Rato, V.); Ana Simaens (Simaens, A.); et al.
SGA 19 - Sustentabilidade na Gestão Ambiental. Inovação e Desafios para os Países de Língua Oficial Portuguesa. Atas das Conferência Internacional
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-23 03:52)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O artigo pretende partilhar a experiência do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) na integração da sustentabilidade na cultura de qualidade. O ISCTE-IUL assumiu o compromisso com a Qualidade enquanto pilar do seu desenvolvimento estratégico, materializando-se num Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ-IUL). Por seu lado, a sustentabilidade institucional – nas dimensões ambiental, social e económica – constitui também uma aposta estratégica e transversal que tem vindo a ser implementada nas práticas de gestão da instituição, no ensino, na investigação e na extensão universitária. O ISCTE-IUL é certificado de acordo com a Norma Portuguesa ISO 9001 desde 2008. O projeto da Sustentabilidade foi iniciado em 2016 e envolve um conjunto de ações para a melhoria do desempenho sustentável da instituição, das quais se destacam a implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do ISCTE-IUL e a obtenção da respetiva certificação em 2018. Considerando a abrangência do SIGQ-IUL, um primeiro desafio prendia-se com o modelo previsto para a integração da Sustentabilidade, tendo sido adotada uma integração com relativa autonomia. Discutimos as implicações que o SGA colocou a diferentes níveis, com especial destaque para a necessidade de assumir a Sustentabilidade enquanto fator-chave da estratégia e da prática diária da Instituição, desde logo ao nível do campus, onde se procura a gestão eficiente dos recursos e a diminuição dos impactes ambientais negativos. Por outro lado, todo este processo tem-se traduzido em mais uma experiência de partilha, envolvimento e aprendizagem muito positivos para o ISCTE-IUL, com um contributo relevante para a melhoria da qualidade. A comunicação centra-se em dois aspetos: (i) a apresentação do modelo de integração da Sustentabilidade no SIGQ-IUL e (ii) o desenho e a implementação do SGA. Por último, uma nota conclusiva, resumindo os desafios particulares da Gestão da Sustentabilidade no ISCTE-IUL que presidem à conceção do Sistema de Gestão Ambiental.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Sustentabilidade,Qualidade,Sistema de Gestão Ambiental,ISCTE-IUL.
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/GES/00315/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/EEA/50008/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/SOC/03127/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.