Artigo em revista científica
Sentimentos das crianças face aos professores
Soraia Borralho (Borralho, S.); Abílio Oliveira (Oliveira, A.);
Título Revista
Revista de Educação
Ano (publicação definitiva)
2010
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 11

(Última verificação: 2024-04-25 23:29)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Esta investigação tem como principal objectivo identificar os sentimentos mais comuns das crianças em relação aos seus professores, numa população de 120 sujeitos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 8-11 anos de idade, alunos do 1º-2º ciclo do Ensino Básico. A teoria das representações sociais enquadra a investigação empírica. Os dados foram recolhidos por associação livre de palavras e tratados através de AFC. Verificámos existir proximidade das representações das raparigas com as das crianças mais novas, salientando sentimentos positivos, mostrando-se bastante motivadas e valorizando as relações interpessoais. Em comparação, as crianças de 10-11 anos e os rapazes, relevaram dimensões físicas, cognitivas e emocionais, associadas ao mal-estar e aborrecimento.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Criança,Sentimentos,Aluno,Professor,Representações sociais
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais