Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Revista de Educação
Ano (publicação definitiva)
2010
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Esta investigação tem como principal objectivo identificar os sentimentos mais comuns
das crianças em relação aos seus professores, numa população de 120 sujeitos de ambos os
sexos, com idades compreendidas entre os 8-11 anos de idade, alunos do 1º-2º ciclo do Ensino
Básico. A teoria das representações sociais enquadra a investigação empírica. Os dados foram
recolhidos por associação livre de palavras e tratados através de AFC. Verificámos existir
proximidade das representações das raparigas com as das crianças mais novas, salientando
sentimentos positivos, mostrando-se bastante motivadas e valorizando as relações
interpessoais. Em comparação, as crianças de 10-11 anos e os rapazes, relevaram dimensões
físicas, cognitivas e emocionais, associadas ao mal-estar e aborrecimento.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Criança,Sentimentos,Aluno,Professor,Representações sociais
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
- Psicologia - Ciências Sociais
- Ciências da Educação - Ciências Sociais