Artigo em revista científica
Estarão os computadores a retirar espaço à leitura de livros? Análise dos hábitos de leitura em crianças do primeiro ciclo do Básico
Rosa Isabel da Costa Vicente Rodrigues (Rodrigues, R.); Aristides I. Ferreira (Ferreira, A.);
Título Revista
Lusíada, Economia e Empresa
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-01-11 15:27)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente artigo procura analisar os hábitos de leitura de 180 crianças de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico da região de Lisboa. Pretende-se de igual forma perceber até que ponto as novas tecnologias têm vindo a retirar espaço aos hábitos de leitura das crianças. Os resultados mostram que a quase totalidade das crianças possui livros e computador (com internet) em casa. Em mais de metade das situações os pais têm o hábito de ler para os seus filhos, em especial nos primeiros anos do ciclo. Por outro lado, em 91.7% dos casos, a existência de um computador em casa não é um factor impeditivo para retirar hábitos de leitura às crianças. Discutem-se ainda políticas de incentivo à leitura no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Leitura,Tecnologias,Aprendizagem,Ensino,Motivação