Artigo em revista científica
Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português
Teresa Seabra (Seabra, T.); Sandra Mateus (Mateus, S.);
Título Revista
Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano (publicação definitiva)
2010
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 27

(Última verificação: 2024-04-18 12:27)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Analisam-se, neste texto, os percursos escolares dos descendentes de imigrantes, e seus colegas autóctones, na escolaridade básica (2º ciclo e 3º ciclo), contemplando variáveis como a naturalidade e a nacionalidade dos próprios e dos seus ascendentes, a classe social e a escolaridade dos progenitores, a experiência escolar, as aspirações e as expectativas escolares. Os resultados indicam que a origem nacional, quando controlado o efeito das variáveis de caracterização sociodemográfica, tem pouco impacto nos percursos escolares dos alunos e que se prefiguram como sendo mais relevantes as habilitações escolares dos pais e o sexo dos alunos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Descendentes de imigrantes,Educação,Propriedades sociais,Desempenho escolar,Aspirações