Scientific journal paper
Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português
Teresa Seabra (Seabra, T.); Sandra Mateus (Mateus, S.);
Journal Title
Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Year (definitive publication)
2010
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 34

(Last checked: 2025-12-12 13:46)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Analisam-se, neste texto, os percursos escolares dos descendentes de imigrantes, e seus colegas autóctones, na escolaridade básica (2º ciclo e 3º ciclo), contemplando variáveis como a naturalidade e a nacionalidade dos próprios e dos seus ascendentes, a classe social e a escolaridade dos progenitores, a experiência escolar, as aspirações e as expectativas escolares. Os resultados indicam que a origem nacional, quando controlado o efeito das variáveis de caracterização sociodemográfica, tem pouco impacto nos percursos escolares dos alunos e que se prefiguram como sendo mais relevantes as habilitações escolares dos pais e o sexo dos alunos.
Acknowledgements
--
Keywords
Descendentes de imigrantes,Educação,Propriedades sociais,Desempenho escolar,Aspirações