Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português
Journal Title
Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Year (definitive publication)
2010
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Analisam-se, neste texto, os percursos escolares dos descendentes de imigrantes, e seus colegas autóctones, na escolaridade básica (2º ciclo e 3º ciclo), contemplando variáveis como a naturalidade e a nacionalidade dos próprios e dos seus ascendentes, a classe social e a escolaridade dos progenitores, a experiência escolar, as aspirações e as expectativas escolares. Os resultados indicam que a origem nacional, quando controlado o efeito das variáveis de caracterização sociodemográfica, tem pouco impacto nos percursos escolares dos alunos e que se prefiguram como sendo mais relevantes as habilitações escolares dos pais e o sexo dos alunos.
Acknowledgements
--
Keywords
Descendentes de imigrantes,Educação,Propriedades sociais,Desempenho escolar,Aspirações
Português