Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português
Título Revista
Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano (publicação definitiva)
2010
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Analisam-se, neste texto, os percursos escolares dos descendentes de imigrantes, e seus colegas autóctones, na escolaridade básica (2º ciclo e 3º ciclo), contemplando variáveis como a naturalidade e a nacionalidade dos próprios e dos seus ascendentes, a classe social e a escolaridade dos progenitores, a experiência escolar, as aspirações e as expectativas escolares. Os resultados indicam que a origem nacional, quando controlado o efeito das variáveis de caracterização sociodemográfica, tem pouco impacto nos percursos escolares dos alunos e que se prefiguram como sendo mais relevantes as habilitações escolares dos pais e o sexo dos alunos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Descendentes de imigrantes,Educação,Propriedades sociais,Desempenho escolar,Aspirações