Iscte no ranking global do Desenvolvimento Sustentável

Iscte no ranking global do Desenvolvimento Sustentável
Iscte no ranking global do Desenvolvimento Sustentável

O Iscte - Instituto Universitário de Lisboa assegurou mais uma vez, este ano, uma posição de destaque no ranking da Times Higher Education que pretende avaliar o desempenho das Instituições de Ensino Superior em implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

Este ano, o Iscte entrou para o top 200 das melhores universidades do mundo nos objetivos Cidades e Comunidades Sustentáveis (101-200), Produção e Consumo Sustentáveis (101-200), Indústria, Inovação e Infraestruturas (101-200), Educação de Qualidade (101-200) e estreia-se no objetivo Erradicar a Pobreza (101-200).

Para o Iscte, 2019 foi o ano da consolidação da estratégia ambiental, marcado pela revisão ambiciosa da política de sustentabilidade e pelo desenvolvimento de diversas iniciativas de sensibilização para a redução do uso do plástico no campus e de sensibilização da comunidade académica para a correta deposição de resíduos.

Na vertente social, em 2019 foi ainda criado o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS), dando os primeiros passos de preparação para a certificação do seu sistema de responsabilidade social, de acordo com a Norma NP 4469-1:2019, que pretende demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade e a sua afirmação como Instituição de Ensino Superior socialmente responsável.

Ao nível do ranking geral, o Iscte posicionou-se no top das 400 melhores universidades no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, num ranking que integra este ano 766 instituições de ensino superior de todo o mundo.

Estes resultados demonstram a crescente preocupação e aposta estratégica do Iscte na promoção da Sustentabilidade na dimensão planeta (ambiental), pessoas (social) e prosperidade (económica).

Os resultados completos podem ser consultados aqui.

 

O Iscte e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2019

Para o Iscte, 2019 foi um ano marcado pela consolidação da estratégica ambiental, pelo desenvolvimento da dimensão social da sustentabilidade e pela partilha de experiências e conhecimento através das suas redes, publicações e eventos.

Na dimensão planeta (ambiental), o Iscte reviu a sua política de sustentabilidade, assim como o Plano de Ação Ambiental 2019/2021, com vista a assumir um compromisso ainda mais ambicioso. O Iscte desenvolveu, ainda, diversas iniciativas de sensibilização para a redução do uso do plástico no campus e campanhas com vista a sensibilizar a comunidade académica para a correta deposição dos resíduos, em especial as beatas de cigarro e os plásticos descartáveis.

Ao nível da dimensão pessoas (social), em 2019 foi criado e desenvolvido o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS), com a participação ativa do grupo alargado da dimensão pessoas (social) e da comunidade interna. O Iscte deu, ainda, os primeiros passos de preparação para a certificação do seu sistema de responsabilidade social, de acordo com a Norma NP 4469-1:2019, pretendendo demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade e a sua afirmação como Instituição de Ensino Superior socialmente responsável.

Em 2019, foi também o ano de promoção e partilha do projeto de Sustentabilidade do Iscte, tendo para isso dinamizado diversos eventos com por exemplo, o debate da importância das Instituições de Ensino Superior na implementação das melhores práticas de Sustentabilidade ou ainda consciencializar docentes, investigadores e pessoal técnico para a importância da promoção e integração de conteúdos de sustentabilidade no Ensino, Investigação e Gestão.

Tirando partido da sua natureza multidisciplinar, o Iscte alinha hoje as suas atividades com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, dando assim o seu contributo para que estes possam ser atingidos em 2030. Para a concretização destes objetivos foi implementado, em 2018, e de entre muitas outras iniciativas, um sistema de classificação dos trabalhos de investigação, projetos, eventos e unidades curriculares em torno dos 17 ODS.

Mais informação sobre a Sustentabilidade aqui

Consulte a nossa ferramenta para monitorizar os ODS aqui

 

Iscte nos rankings internacionais

O Iscte entrou, pela primeira vez, no ranking da Times Higher Education (THE) em 2016 e, em 2019, posicionou-se, pela primeira vez, no top 125 das melhores universidades da europa, com a entrada no Europe Teaching Ranking, que avalia a qualidade do ensino e aprendizagem das instituições de ensino superior.

Em 2019, foi também o primeiro ano que o Iscte integrou o Center for World University Rankings (CWUR) que pretende medir a qualidade do ensino e investigação de universidades em todo o mundo.

Ao nível da Sustentabilidade, o Iscte integrou, em 2019, dois novos rangkins: o GreenMetric que avalia o compromisso das Universidades com a criação de um campo sustentável e o THE Impact, que mede o desempenho das Instituições de Ensino Superior na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Iscte integra, ainda, diversos outros rankings internacionais tais como: Scimago Institutions Ranking, Round University Ranking (RUR), University Ranking by Academic Performance (URAP) e o U-Multirank.

Mais informação sobre o posicionamento do Iscte noutros rankings internacionais aqui