Arrancou este mês outro novo projeto internacional que envolve investigadores do Iscte. A Professora Florinda Matos, do DinâmiaCET Iscte participou já na reunião de Kick-off do projeto CERERE, do qual é a coordenadora nacional. A reunião inicial aconteceu recentemente em Itália, país que coordena internacionalmente o projeto.
Essa reunião inaugural do Projeto CERERE - Aumentar a Resiliência dos Cereais para uma Forte Gestão da Cadeia de Abastecimento no Mediterrâneo, realizou-se a 10 e 11 de junho de 2024 na Universidade da Calábria, Itália.
Participaram na reunião o Dr. Turğut Orman, coordenador turco do projeto e o Dr. Rahmi Tasci, investigador do projeto do Departamento de Economia Agrícola do Tarla Bitkileri Merkez Araştırma Enstitüsü. São também parceiros deste projeto instituições da Alemanha, Egipto, Tunísia, Israel, além de Portugal, Itália e Turquia.
O projeto, que decorre entre 2024-2027, visa contribuir para aumentar a resiliência e a viabilidade da rede de abastecimento de cereais e dos sistemas alimentares locais nos países MENA (e na região mediterrânica, em geral) através de uma abordagem combinada e transversal que consiste em investigação básica, investigação industrial, desenvolvimento tecnológico, inovação social/comercial e reforço de capacidades em conformidade com as tendências da Indústria 5.0. Parte da constatação de que o sistema agroalimentar mundial transformou-se significativamente nas últimas décadas. As cadeias de abastecimento evoluíram de estruturas lineares para redes complexas com papéis e comportamentos dinâmicos. Estas mudanças consolidaram o poder entre os principais transformadores e retalhistas de produtos alimentares, deixando os agricultores com uma parte menor do valor acrescentado dos seus produtos