A gastronomia tem sido subvalorizada pela investigação científica e, consequentemente, também a sua cobertura mediática (Okumus et al., 2018). Este panorama inclui Portugal, onde a produção académica sobre o tema continua aquém da sua relevância social, cultural e económica. Este estudo tem como objetivo focar-se nan forma como a gastronomia portuguesa tem sido comunicada internacionalmente. Através de uma análise dos meios de comunicação tradicionais com presença digital (jornais internacionais) e dos média sociais (Instagram, YouTube e TikTok), identificaremos que conteúdos são favorecidos em que canais e como se caracterizam os seus atores/comunicadores.
Por fim, procuraremos concluir sobre a eficácia da comunicação da cozinha portuguesa no que diz respeito ao seu impacto internacional nos últimos 20 anos — contribuindo, simultaneamente, para o aprofundamento dos estudos no jornalismo de estilo de vida.
Orientação:
Joana Azevedo (CIES-Iscte)
Folker Hanusch (Universidade de Viena)
Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
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CIES-Iscte | -- | Parceiro | 2024-10-01 | 2027-09-30 |
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Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
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Ricardo Dias Felner | Bolseiro de Doutoramento (CIES-Iscte); | Bolseiro de Doutoramento | 2024-10-01 | 2027-09-30 |
Código/Referência | DOI do Financiamento | Tipo de Financiamento | Programa de Financiamento | Valor Financiado (Global) | Valor Financiado (Local) | Data de Início | Data de Fim |
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2024.01198.BD | -- | Bolsa | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento – 2024 - Portugal | SMM | SMM | 2024-10-01 | 2027-09-30 |
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