A influência do Brand Activism nas atitudes pro-sociais e pro-ambientais de colaboradores e consumidores
A influência do Brand Activism nas atitudes pro-sociais e pro-ambientais de colaboradores e consumidores
Descrição

Se a Responsabilidade Social Corporativa é crucial na inclusão da Ética na gestão empresarial, o Ativismo de Marca veio destacar a capacidade de as empresas participarem na construção de uma sociedade mais equilibrada e equitativa, promovendo ou impedindo mudanças sociais (Sarkar & Kotler, 2018). Este conceito está, assim, não só relacionado com a exposição de uma posição pública por parte das marcas face a temas sociais relevantes e atuais, com também à adoção de uma postura proativa para solucionar tais problemas.

 

Apesar da sua relevância, o estudo deste novo fenómeno, e particularmente das possíveis implicações que pode ter a nível social e ambiental, está ainda sub-representado na literatura académica em Portugal, nomeadamente no que diz respeito à área científica das Ciências da Comunicação. Como tal, o principal objetivo desta investigação é compreender qual o impacto das iniciativas de ativismo de marca no desenvolvimento de atitudes pro-sociais e pro-ambientais de colaboradores e consumidores, como a propensão para ajudar o próximo ou a preocupação com os efeitos ambientais das empresas. Adicionalmente, pretende-se estudar o papel que a Elevação Moral e a Identificação com a Organização exercem como variáveis mediadoras nesta relação, através do estudo de caso da marca Continente, operacionalizado por via de uma metodologia mista.

 

As conclusões deste estudo irão contribuir para a área de pesquisa de Comunicação Estratégica, em particular no que se refere à comunicação das marcas com colaboradores e consumidores. Esta investigação irá permitir perceber se uma comunicação eficaz de estratégias de Ativismo de Marca afeta as atitudes pro-sociais e pro-ambientais dos referidos públicos, contribuindo para a promoção de mudanças sociais e ambientais positivas em Portugal. Além disso, a presente pesquisa permite ainda obter um banco de dados em português sobre esta temática.

 

Orientação

Sandra Miranda (ESCS-IPL)

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Parceiro 2020-11-01 2024-10-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Alexandra Miguel Bolseira de Doutoramento (CIES-Iscte); Bolseira de Doutoramento 2020-11-01 2024-10-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
SFRH/BD/07567/2020 -- Bolsa Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento – 2020 - Portugal SMM SMM 2020-11-01 2024-10-31
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

A influência do Brand Activism nas atitudes pro-sociais e pro-ambientais de colaboradores e consumidores
2020-11-01
2024-10-31