O primeiro fenómeno estudado pela Psicologia Social foi o de que o nosso desempenho é modulado pela natureza social do contexto. Na presença de outros, o desempenho altera-se ora para melhor (por facilitação) ou pior (por inibição). Este conhecimento teve impacto na nossa sociedade, por exemplo, na concepção dos "open-spaces" para certas tarefas. Os atuais desafios sociais impelem a uma melhor compreensão do fenómeno, especialmente no que refere aos efeitos desta presença no nosso cérebro e a atividade cognitiva em geral.A equipa deste projecto tem desenvolvido vários trabalhos que conjuntamente com os dados de estudos sociais, cognitivos e de neurociências sugerem-nos que a presença social modula a dinâmica entre dois componentes de processamento cognitivo básicos: o pensamento associativo e o controlo executivo. Com este novo foco desenvolvemos a teoria do "processamento sintonizado ao contexto social" com base em dois pressupostos: 1) a presença social ajusta os processos de atenção iniciais a essa presença expandindo a ela a nossa mente e tornando-nos mais sensível ao contexto e 2) a presença social ajusta os mecanismos de monitorização e controlo de interferências indesejáveis. Com essa perspectiva, assumimos que na presença de outros, atendemos melhor ao nosso ambiente (aumentando a probabilidade de respostas adaptativas) e a actividade de controlo executivo que reduzindo ou inibindo as interferências garantem-nos reacções mais adaptativas.O nosso objetivo é o de testar e sustentar melhor este quadro teórico, desenvolvendo estudos experimentais sustentados em paradigmas bem conhecidos de abordagens cognitivas (por exemplo, Stroop, Flanker), sociais (porexemplo ancoragem) e das neurociências (usando medidas ERP). Além disso, pretendemos mostrar a relevânciadesses processos cognitivos para fenómenos socialmente relevantes: estereotipagem e alimentaçãoA compreensão de como nossa mente se sintoniza à natureza social do contexto permitir-nos-á entender melhor os mecanismos que nos tornam mais propensos a ser preconceituosos ou normativos na interacção com os diferentesgrupos sociais e mais propensos a controlar a ingestão de alimentos num ou outro contexto.Acreditamos ser fundamental para a ciência que estuda a mente saber como sintonizamos nossa mente à naturezasocial do contexto, chamando a atenção dos investigadores para o facto de que não é pelo facto da nossa mente sersocial, que o processamento é o mesmo em ambos os contextos.Acreditamos igualmente ser este conhecimento fundamental para a nossa sociedade. Os efeitos de presença social foram percebidos como sendo relevantes para os grandes escritórios com suas tarefas rotineiras. Hoje em dia enfrentamos novos contextos de trabalho. Os trabalhadores estão sozinhos na frente de um computador, e têm tarefas mais cognitivas. É agora relevante compreender as consequências da ausência social na cognição, para utilizar eficientemente suas vantagens/desvantagens no desempenho de tarefas.
Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
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CIS-Iscte | Comportamento Emoção e Cognição | Parceiro | 2018-10-04 | 2021-10-03 |
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Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
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Marília Prada | Professora Auxiliar (com Agregação) (DPSO); Investigadora Integrada (CIS-Iscte); | Investigadora | 2018-10-04 | 2021-10-03 |
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Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.