Animais de produção: representações, práticas e atitudes
Animais de produção: representações, práticas e atitudes
Descrição

O consumo de produtos de origem animal consubstancia-se numa hegemonia atuanteo que torna sua reprodutibilidade previsível, amiúde normativa. Contudo, a exploração / consumo dos 'animais de produção' apresenta preocupantes impactos (cada vez mais documentados por ONGs): na saúde humana, nos animais, ambiente, e (danosa) gestão de recursos naturais.  

Sustenta-se que as representações culturais desempenham um papel central no agudizar destas problemáticas, através do incentivo / manutenção de determinadas perceções sociais em torno dos animais, mediante duas ordens estruturantes: uma que atua pela omissão das práticas exploratórias a que estão sujeitos; e uma outra que atua pela mitificação (i.e.: em relação às suas características, como vivem, etc.).

Esta investigação pretende constituir enquanto casos de estudo representações paradigmáticas sobre animais, ou produtos derivados, e averiguar a suas (potenciais) repercussões no tecido social.

Adicionalmente, através da consulta de relatórios da agropecuária portuguesa, bem como da inquirição a indivíduos de contextos exploratórios, pretende-se compreender as práticas e atitudes humanas para com os animais.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação Parceiro 2018-11-01 2024-10-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Rui Pedro Fonseca CIES-IUL [Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação] Coordenador Global 2018-11-01 2024-10-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
NA Contrato FCT Norma transitória DL57/2016 - Lei57/2017 Portugal Nível 33 TRU Nível 33 TRU 2018-11-01 2024-10-31
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Animais de produção: representações, práticas e atitudes
2018-11-01
2024-10-31