Ativismos do Nascimento na Europa: percursos, formas de ação e conquistas
Ativismos do Nascimento na Europa: percursos, formas de ação e conquistas
Descrição

Enquadrada no Laboratório de Estudos Sociais sobre Nascimento (CIES-IUL), esta pesquisa pretende explorar a componente ativista gerada em torno do nascimento em vários contextos Europeus. Concretamente, propõe-se estudar a emergência e atuação de movimentos sociais pela humanização do nascimento e pela defesa de direitos na gravidez e parto, em Portugal, Espanha, Suécia, Holanda e Polónia. 

A escolha destes países visa assegurar não só a diversidade geográfica da análise, mas também a pluralidade das características socio-demográficas dos contextos, o acesso a dados perinatais, a diversidade dos modelos de assistência ao nascimento e a singularidade dos movimentos sociais ligados ao parto.  

A metodologia proposta compreendepara cada caso de estudo, a análise documental, a consulta e tratamento de informação estatística, a realização de entrevistas e a observação participante. 

 

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Família, Gerações e Saúde Parceiro 2018-11-01 2024-10-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Dulce Morgado Neves CIES-IUL [Família, Gerações e Saúde] Coordenadora Global 2018-11-01 2024-10-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
NA Contrato FCT Norma Transitória DL57/2016-Lei57/2017 Portugal Nível 33 TRU Nível 33 TRU 2018-11-01 2024-10-31
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Ativismos do Nascimento na Europa: percursos, formas de ação e conquistas
2018-11-01
2024-10-31