4DImpact
Avaliação de Impacto 4D
Descrição

O projeto tem por objetivo desenvolver a base científica para gerar modelos, processos e novas metodologias de avaliação integral de impacto nas dimensões social, económica, ambiental e cultural tomando, por base, a matriz IMP aplicada a um fundo de empreendedorismo social da SCML.

Desafio

A literatura sobre avaliação de impacto é vasta, mas fragmentada, coexistindo várias metodologias que diferem no campo de visão, horizonte temporal, âmbito, na abordagem e nos pressupostos que enformam a sua eficácia. Esta fragmentação tem-se traduzido em avaliações parciais, que confundem frequentemente resultados intermédios com impacto e que são alvo de crítica direcionada aos seus pressupostos. Há necessidade de integrar verticalmente os níveis de avaliação de impacto e horizontalmente, pelo concurso de indicadores e metodologias que permitam cobrir a sua verdadeira multidimensionalidade. É este o desafio a que este projeto procura dar resposta por via da sistematização de uma metodologia e modelo teórico que permita uma avaliação integral de impacto.

Abordagem

O projeto desenvolve-se por via de uma abordagem híbrida (quantitativa e qualitativa) de base investigação-ação, com a mobilização de conhecimento para fundamentar a teoria da mudança, os indicadores de impacto e as metodologias, e o processamento de informação que os suportam. 

Impacto Investigação Académica

Espera-se que os resultados ofereçam uma integração do acervo metodológico e de conhecimento fragmentado e constituam uma matriz de avaliação multidimensional abrangente de impacto. A dimensão empírica do projeto na avaliação do fundo da SCML constitui um caso de estudo ilustrativo da aplicação desta matriz 4Dimpact.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
BRU-Iscte -- Parceiro 2020-08-19 2021-12-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Teresa Almeida BRU-Iscte [Grupo de Comportamento Organizacional e Recursos Humanos] Investigadora 2020-08-19 2021-12-31
Nelson Jorge Campos Ramalho BRU-Iscte [Grupo de Comportamento Organizacional e Recursos Humanos] Coordenador Global 2020-08-19 2021-12-31
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Avaliação de Impacto 4D
2020-08-19
2021-12-31