Constituição de base de dados de entrevistas biográficas a ex-combatentes da guerra colonial: fase piloto
Constituição de base de dados de entrevistas biográficas a ex-combatentes da guerra colonial: fase piloto
Descrição

Tendo em conta a escassez de estudos sociológicos sobre a guerra colonial portuguesa (1961-1974), designadamente a partir da perspetiva dos militares que a combateram, bem como a urgência na recolha dos testemunhos de uma geração que se aproxima do fim da vida, este projeto propõe-se construir uma base de dados de entrevistas biográficas onde essas experiências sejam preservadas. Pretende-se, numa fase piloto, correspondente ao período identificado (1.9.15- 1.9.16), realizar 10 entrevistas, com a duração de cerca de 2h cada, transcrever e introduzir o texto e vídeo destas entrevistas numa base de dados. As entrevistas incidem sobre o lugar que a guerra ocupou na trajetória de vida dos seus mais diretos participantes e o seu impacto na construção de identidades individuais e coletivas. O guião incluirá as seguintes dimensões de análise: cultura militar, identidade e afiliação institucional, relações familiares e sistemas de suporte social, redes sociais, emoções e quadros de interação; a experiência da violência; corpo e sexualidade; o lugar da religião; o regresso: ajustamento e reintegração, trauma e deficiência. Nesta fase piloto, o projeto disponibilizará uma base de dados onde as narrativas biográficas de ex-combatentes serão arquivadas para futuras utilizações. Numa fase posterior, esta base de dados deverá ser ampliada, disponibilizada numa página da internet, e gerar um documentário a ser disseminado em escolas secundárias.? Para além da preservação das memórias e do aprofundamento do conhecimento que essa preservação poderá gerar, o projeto visa ter impacto no apoio a processos de tomada de decisão e definição de políticas sobre ex-combatentes, incluindo sistemas de apoio sociopsicológico.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Política e Cidadania Líder 2015-11-15 2016-11-14
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Helena Carreiras CIES-IUL [Política e Cidadania] Coordenadora Global 2015-11-15 2016-11-14
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
- Contrato Ministério da Defesa Nacional - Portugal 2000 2000 2015-11-15 2016-11-14
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Constituição de base de dados de entrevistas biográficas a ex-combatentes da guerra colonial: fase piloto
2015-11-15
2016-11-14