O projeto CESE incide em cinco áreas institucionais de impacte da crise: a educação e formação inicial; os mecanismos de apoio à transição da escola e da formação para o trabalho; a educação de adultos e a aprendizagem ao longo da vida; a transparência das qualificações e a articulação entre os sistemas de educação e de formação; a estrutura de serviços e benefícios destinados a garantir o acesso universal à educação e à formação.
Em cada uma das cinco áreas serão trabalhadas as seguintes dimensões de análise: (a) diversidade e importância relativa das vias disponíveis no sistema; (b) curriculos; (c) recursos humanos (d) orçamento e circuitos de financiamento; (5) quantidade e qualidade dos espaços físicos.
Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
CIES-Iscte | -- | Líder | 2013-06-01 | 2015-05-31 |
Não foram encontrados registos.
Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
João Sebastião | Professor Associado (DCPPP); Investigador Integrado (CIES-Iscte); | Coordenador Global | 2013-06-01 | 2015-05-31 |
Luís Capucha | Professor Catedrático (DCPPP); Investigador Integrado (CIES-Iscte); | Investigador | 2013-06-01 | 2015-05-31 |
Maria Álvares | Investigadora Associada (CIES-Iscte); | Investigadora | 2013-06-01 | 2015-05-31 |
Patrícia Ávila | Professora Catedrática (DMPS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Investigadora | 2013-06-01 | 2015-05-31 |
Pedro Abrantes | Professor Auxiliar Convidado (DS); Investigador Associado (CIES-Iscte); | Investigador | 2013-06-01 | 2015-05-31 |
Pedro Lisardo dos Santos Baptista Estêvão | -- | Investigador | 2013-06-01 | 2015-05-31 |
Susana da Cruz Martins | Professora Associada (DCPPP); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Investigadora | 2013-06-01 | 2015-05-31 |
Alexandre Calado | Investigador Integrado (CIES-Iscte); | Assistente de Investigação | 2013-06-01 | 2015-05-31 |
Ana Rita Capucha | Assistente de Investigação (CIES-Iscte); | Bolseira | 2014-02-17 | 2015-05-31 |
Ana Raquel Matias | Professora Auxiliar (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Bolseira Pós-Doc | 2014-02-15 | 2014-11-30 |
Sofia Lai Amândio | Investigadora Associada (CIES-Iscte); | Bolseira Pós-Doc | 2015-01-15 | 2015-05-31 |
Código/Referência | DOI do Financiamento | Tipo de Financiamento | Programa de Financiamento | Valor Financiado (Global) | Valor Financiado (Local) | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|---|---|---|
PTDC/IVC-SOC/5079/2012 | -- | Contrato | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Concurso ICDT 2012 - Portugal | 195587 | 195587 | 2013-06-01 | 2015-05-31 |
Ano | Tipo de publicação | Referência Completa |
---|---|---|
2016 | Artigo em revista científica | Capucha, L., Sebastião, J., Martins, S. C. & Capucha, A. R. (2016). Crisis and education in Southern Europe: the effects of austerity and ideology. Comparative Sociology. 15 (5), 593-620 |
2014 | Artigo em revista científica | Estêvão, P. & Alvares, Maria (2014). What do we mean by school dropout? Early School Leaving and the shifting of paradigms in school dropout measurement. Portuguese Journal of Social Science. 13 (1), 21-32 |
2014 | Artigo em revista científica | Capucha, Luís, Estêvão, P., Calado, A. & Capucha, A. (2014). The role of stereotyping in public legitimation: the case of the PIGS label. Comparative Sociology. 13, 482-502 |
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.