Do mundo virtual ao mundo real: ciberconjugalidades no Portugal do século XXI
Do mundo virtual ao mundo real: ciberconjugalidades no Portugal do século XXI
Descrição

Este projecto de investigação propõe desvendar uma realidade recente no âmbito das alterações que nos últimos anos se têm sucedido ao nível familiar: a formação de relações conjugais a partir da Internet e as modalidades que podem assumir. Num mundo globalizado em que as novas tecnologias de informação e de comunicação (NTICs) vieram revolucionar as relações interpessoais e perante a ausência de um corpo de estudos na área da sociologia da família contemporânea sobre o modo como os portugueses usam a web social no sentido de conhecerem potenciais parceiros para o estabelecimento de relações amorosas, tentaremos responder às seguintes questões: quais as estratégias de escolha e selecção adoptadas online pelos sujeitos? Que dinâmicas de género caracterizam esse processo? E, num cenário social que privilegia a autonomia e a individualização, como se gerem as relações que nascem no mundo virtual e se desenvolvem no mundo real?

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Família, Gerações e Saúde Líder 2010-02-01 2015-02-27
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Cláudia Casimiro CIES-IUL [Família, Gerações e Saúde] Investigadora 2010-02-01 2014-10-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
SFRH/BPD/64644/2009 Bolsa FCT Bolsa Pós Doutoramento Portugal 89700 89700 2010-02-01 2015-02-27
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Do mundo virtual ao mundo real: ciberconjugalidades no Portugal do século XXI
2010-02-01
2015-02-27