Estudo de Avaliação sobre o grau de satisfação de utentes da rede nacional de apoio a vítimas
Estudo de Avaliação sobre o grau de satisfação de utentes da rede nacional de apoio a vítimas
Descrição

Este projeto pressupõe a avaliação dos serviços prestados pela rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica segundo duas vertentes: a) a das entidades e valências que prestam serviços a vítimas e integram a rede nacional de apoio; b) a de utentes desta rede. Relativamente à primeira vertente, o estudo visa o levantamento do conjunto de entidades gestoras e valências da rede nacional de apoio, especificamente as valências “casa de abrigo” (artigo 60.º), “estrutura de atendimento” (artigo 61.º) e “resposta de acolhimento de emergência” (artigo 61.º-A, conforme preconizado pela Lei n.º 112/200, com alteração pela Lei n.º 129/2015). A este nível, visa-se a análise de indicadores de caracterização e de autoavaliação do funcionamento dos serviços prestados a utentes vítimas de violência doméstica, recolhidos junto de entidades gestoras e valências da rede nacional de apoio. Essencialmente, estes indicadores referem-se aos seguintes aspetos: a) valências e áreas de intervenção; b) fontes de financiamento; c) recursos humanos e físicos? d) fontes de referenciação e encaminhamento de utentes? e) trabalho em articulação com entidades locais e/ou regionais; f) existência de procedimentos estandardizados na prestação dos serviços e na elaboração de relatórios estatísticos; g) autoavaliação sobre os serviços prestados a utentes vítimas e perceção sobre a qualidade dos mesmos; h) identificação de aspetos positivos e aspetos a melhorar nos serviços prestados a utentes.

Na sua segunda vertente, o estudo visa aferir o grau de satisfação de um conjunto de utentes da rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica que, nas diferentes regiões do país, recorreram a serviços prestados por alguma daquelas valências – casa de abrigo, estrutura de atendimento ou resposta de acolhimento de emergência –, bem como conhecer o impacto desta intervenção técnica nos seus percursos de vida. A este nível, a análise incide nos seguintes aspetos: a) caracterização social e familiar de utentes respondentes e agressores/as e do contexto de violência que suscita a procura de apoio; b) caracterização espácio-temporal do apoio recebido e articulação com outras entidades da rede nacional de apoio; c) caracterização do atendimento e encaminhamento da vítima em outros serviços e instituições, nomeadamente serviços de saúde, forças de segurança e justiça; d) expectativas e grau de satisfação de utentes relativamente aos serviços utilizados; e) identificação de aspetos positivos e lacunas nos serviços prestados pela rede nacional de apoio; f) acompanhamento do/a agressor/a devido a violência doméstica.

 

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Família, Gerações e Saúde Líder 2015-12-09 2016-06-08
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Joana Aguiar Patrício CIES-IUL [Família, Gerações e Saúde] Investigadora 2015-12-09 2016-06-08
Maria das Dores Guerreiro CIES-IUL [Família, Gerações e Saúde] Investigadora Responsável 2015-12-09 2016-06-08
Leonor Duarte Castro CIES-IUL [Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação] Bolseira 2016-02-01 2016-06-08
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
- Contrato Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) - Portugal 12195 12195 2015-12-09 2016-06-08
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Estudo de Avaliação sobre o grau de satisfação de utentes da rede nacional de apoio a vítimas
2015-12-09
2016-06-08