YODA
Feedback por um agente de inteligência artificial para melhorar os processos interpessoais das equipas
Descrição

 

O projecto irá desenvolver e treinar um agente de IA na identificação de padrões relevantes de conflito e afeto durante a interação da equipa, em texto e vídeo, e na transmissão de feedback adequado em tempo real. Três estudos irão testar o papel do feedback conduzido pelo agente na dinâmica e nos resultados da equipa (desempenho, regulação dos afectos, engagement), bem como o papel das características do agente na sua aceitação pela equipa.

 

 

Desafio

Pouco se sabe sobre quais os papéis de equipa que a tecnologia autónoma pode assumir (por exemplo, monitor-avaliador, investigador de recursos, trabalhador de equipa; Fisher et al., 2001) ou sobre que conjuntos de tipos de tarefas (por exemplo, resolução de problemas, aconselhamento, gestão de outros; Wildman et al., 2012) consegue desempenhar com sucesso quando trabalha de forma interdependente com humanos em prol de um objectivo comum. Mais especificamente, no que diz respeito aos processos interpessoais de equipa (Marks et al., 2001), não se sabe se — ou de que modo — estes agentes autónomos podem contribuir para a regulação do afecto na equipa ou para a gestão do conflito interpessoal.

Abordagem

Em primeiro lugar, iremos desenvolver e treinar um agente de IA para a deteção de padrões afectivos e de conflito na interação, a partir de múltiplos tipos de fontes de informação (isto é, linguagem verbal, gestos, tom de voz, etc.) em equipas de trabalho. Em segundo lugar, e restringindo o foco do projeto ao domínio do comportamento organizacional, iremos explorar o papel desenvolvimental do agente, através da definição de mensagens de feedback ajustadas às necessidades interpessoais das equipas previamente identificadas, bem como analisar o impacto desse feedback no desempenho, viabilidade e processos interpessoais das equipas ao longo do tempo. Em terceiro lugar, iremos analisar o impacto de diferentes tipos de feedback liderado pelo agente, em termos do seu conteúdo e forma, na percepção do Yoda como membro da equipa por parte dos restantes membros, bem como a sua relação com a eficácia da equipa.

Impacto Investigação Académica

 

Ao nível científico, esperamos contribuir para abrir o diálogo entre investigadores das áreas de recursos humanos e comportamento organizacional e investigadores da área da inteligência artificial. Mais especificamente, propomos a organização de um número especial da revista Computers in Human Behavior, com um Conselho Editorial Convidado constituído por especialistas de ambas as áreas (a equipa do projeto), para o qual serão submetidos alguns dos resultados do projeto. Esperamos produzir duas publicações científicas em revistas de topo, bem como disseminar os resultados do projeto, nas suas diferentes fases, em conferências internacionais, nomeadamente a EAWOP e a INGroup.   Ainda ao nível científico, este projeto permitirá aprofundar o conhecimento sobre a questão premente e actual do trabalho em equipa Humano–IA (Human-AI Teamwork), posicionando-se na vanguarda da investigação sobre feedback liderado por agentes em interacções interpessoais. O projeto contribuirá para desvendar o potencial dos agentes na assunção de um papel de gestão das relações, bem como para compreender as reacções psicológicas e colectivas a esse papel. Deste modo, investigações futuras sobre o desenvolvimento de equipas Humano–Agente (HATs) poderão beneficiar dos contributos deste projeto, assim como trabalhos futuros sobre o desenvolvimento de processos de análise de sentimentos.

 

Impacto Social e Económico

 

Do ponto de vista prático, iremos desenvolver uma nova ferramenta que poderá ser utilizada por equipas de diferentes organizações na gestão dos seus processos interpessoais. Trata-se de uma ferramenta particularmente útil para membros de equipas e líderes de equipa que interagem maioritariamente em ambientes virtuais. Para além de informar a equipa, em tempo real, sobre o seu estado afectivo, permitindo a regulação emocional, o Yoda poderá também fornecer informação relevante a líderes de equipa e profissionais de recursos humanos, com impacto em decisões futuras relativas à composição das equipas, avaliação e desenvolvimento de competências sociais, formação, bem como no acompanhamento longitudinal do estado emocional geral das equipas e dos seus membros.

 

 Isto permitirá aos profissionais utilizar sistemas de IA não apenas para optimizar processos de trabalho e expandir as capacidades humanas, mas também para influenciar positivamente as dinâmicas interpessoais.

 

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
BRU-Iscte Grupo de Comportamento Organizacional e Recursos Humanos Parceiro 2025-08-01 2028-07-31
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores:Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID) Portugal Parceiro 2025-08-01 2028-07-31
Critical Software (Critical) Portugal Instituição Associada 2025-08-01 2028-07-31
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Patrícia Costa Professora Associada (DRHCO); Investigadora Integrada (BRU-Iscte); Investigadora Responsável 2025-08-01 2028-07-31
Luís Fernando da Costa Baptista Professor Auxiliar Convidado (DC); Investigador 2025-08-01 2028-07-31
Pedro Marques Quinteiro Fernandes da Silva -- Investigador (U. Lusófona) 2025-08-01 2028-07-31
Ricardo Daniel Santos Faro Marques Ribeiro Professor Associado (DCTI); Investigador 2025-08-01 2028-07-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
2023.16813.ICDT 10.54499/2023.16813.ICDT Contrato FCT e FEDER - MPr-2023-12 - SACCCT - Projetos de IC&DT - Portugal 114307.20 90547.20 2025-08-01 2028-07-31
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Feedback por um agente de inteligência artificial para melhorar os processos interpessoais das equipas
2025-08-01
2028-07-31