Interculturalismo - o terceiro termo da incorporação de imigrantes
Interculturalismo - o terceiro termo da incorporação de imigrantes
Descrição

O presente projecto visa identificar, compreender e caracterizar as lógicas práticas, discursivas e políticas da interculturalidade na incorporação de imigrantes e minorias. Desta questão genérica decorrem outras problemáticas interrelacionadas que se desagregam nas seguintes indagações: Quais as afinidades e distanciamentos com o modelo multicultural? Quais as especificidades em termos de governabilidade da diferença? Que configurações apresenta o contexto português? Quais os actores e como se articulam na produção e reprodução da interculturalidade? O projecto incidirá sobre Portugal, e a pertinência desse enfoque explica-se pelo facto de as autoridades públicas e governamentais assumirem uma terceira via de integração para os imigrantes que designam por “diálogo intercultural”. O esteio deste modelo é o interculturalismo. Pretende-se coligir elementos que permitam caracterizar o “interculturalismo português” tendo por assumido uma sua dimensão multiescalar composta pelas intersecções do nível transnacional, nacional, e local.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Desigualdades, Migrações e Territórios Líder 2013-05-01 2018-10-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Nuno Filipe de Castro Oliveira CIES-IUL [Desigualdades, Migrações e Territórios] Investigador 2013-05-01 2018-10-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
SFRH/BPD/88233/2012 Bolsa FCT Bolsa Pós Doutoramento Portugal 107640 107640 2013-05-01 2018-10-31
Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Interculturalismo - o terceiro termo da incorporação de imigrantes
2013-05-01
2018-10-31