Lista de Projetos

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Este estudo visa analisar as representações de indivíduos da classe trabalhadora em Portugal sobre lógicas de proteção social pós produtivistas, ao nível do Estado Providência, considerando os impactos da automação da atividade produtiva em Portugal, sendo estimada uma perda líquida de 300.000 postos de trabalho até 2030 num cenário de automação que ronde os 50% do total (Duarte et al, 2019, p. 19). Parte da população ativa caracterizada por baixas qualificações, idade relativamente avançada e integração em setores com maior potencial de automação (indústria, comércio e retalho, Administração pública) pode encontrar-se numa situação vulnerável perante esta transformação, nomeadamente num enquadramento de políticas ativas de emprego (PAE). Torna-se pertinente perceber junto de pessoas da classe trabalhadora, o que pensam relativamente a formas de proteção social pós produtivistas, focando três propostas de política pública: 1) Rendimento de participação (Atkinson, 1996, pp. 68-69), 2) emprego público garantido (Tcherneva, 2020) e 3) rendimento básico. Orientação: Renato Miguel do Carmo
Informação do Projeto
2025-03-01
2027-08-31
Parceiros do Projeto
Como é que os trabalhadores das grandes infraestruturas e edifícios públicos em Macau durante o domínio português influenciaram a sua concepção e construção? Como se desenvolveram as relações entre as instituições centrais sediadas em Portugal (caso do Gabinete de Urbanização Colonial) e o Gabinete de Obras Públicas macaense, uma vez que este último foi influenciado por técnicos da China e Hong Kong? A investigação Colonial) e o Gabinete de Obras Públicas macaense, uma vez que este último foi influenciado por técnicos da China e Hong Kong? A investigação sobre as obras públicas coloniais (CPW) em Macau, sobretudo no século XX, é ainda escassa e pouco se sabe sobre a sua gestão e funcionamento laboral. Em que medida se diferenciou de outros antigos territórios coloniais? A disciplina da arquitetura, ao abordar as PW associadas ao colonialismo e à ocupação territorial em Macau, tem sobretudo estudado as equipas de especialistas, entre os quais arquitectos e engenheiros. Mesmo estudos sobre transferências de conhecimento conceptual entre técnicos de Macau, Portugal, Hong Kong e China são diminutos. Esta ênfase nos actores especialistas não considera a contribuição da força de trabalho anónima que labutou em infraestruturas e edifícios públicos. Continuam a faltar questões críticas sobre a mão de obra: quem eram estes trabalhadores? De onde vinham? Como é que foram recrutados e pagos? Que competências traziam? Que formação receberam? Que consequências tiveram as suas experiências de trabalho? Que conflitos provocaram? Como é que resistiram e colaboraram? Em resposta, LabourMap-Macao avaliará o impacto do trabalho em massa para inquirir o papel destes trabalhadores (ainda) invisíveis. Serão analisados planos directores, projectos de arquitectura, locais de construção e movimentos laborais para oferecer narrativas mais complexas sobre a relação entre a colonização portuguesa e história de Macau através das PW. O projecto visa criar uma linha de investigação que cruza arqu...
Informação do Projeto
2025-02-15
2026-08-14
Parceiros do Projeto
  • DINAMIA'CET-Iscte (CT) - Líder
  • USJ - (Macau (Região Administrativa Especial da República Popular da China))
  • AHU - (Portugal)
  • UNS - (Singapura)
  • CAUM - (Macau (Região Administrativa Especial da República Popular da China))
  • DM - (Macau (Região Administrativa Especial da República Popular da China))
O projeto explora a temática das fricções algorítmicas experienciadas pelos utilizadores de plataformas digitais, através do caso dos trabalhadores e consumidores de plataformas de entregas na Área Metropolitana de Lisboa (AML). As plataformas digitais de entregas encontram-se em clara disseminação e interferem diretamente no espaço urbano e nas possibilidades de ação dos sujeitos, emergindo como mediadoras centrais do consumo e do trabalho. Assim, revela-se fulcral explorar as fricções algorítmicas experienciadas pelos seus utilizadores. Encontra-se por explorar a forma como as práticas e relações sócio-espaciais dos sujeitos são mediadas pelas plataformas, bem como tal experiência emerge em relações assimétricas de poder, com diversas dimensões friccionais.
Informação do Projeto
2025-02-01
2026-07-31
Parceiros do Projeto
A dependência de alimentos e combustíveis importados é hoje um grave desafio urbano. A automobilidade alterou a dinâmica da vida urbana num ciclo vicioso de produção de expansão urbana, causando grandes danos ambientais e contribuindo para uma vida atomizada e para o enfraquecimento dos laços comunitários. A Cidade dos 15 Minutos (15mC) é uma alternativa ao modelo de suburbanização que procura gerar hiperproximidade através da otimização da acessibilidade aos serviços. Este projeto promoverá a Agricultura e o Trânsito (HAT) no paradigma 15mC, explorando o potencial da agricultura urbana, placemaking e visões de cidades verdes combinadas com o Desenvolvimento Orientado ao Trânsito (TOD) como leitmotiv para impulsionar transições urbanas em direção a um Desenvolvimento Orientado à Proximidade (PODs) verde. Hyping implica promover ou divulgar intensamente a agricultura urbana (e periurbana) apoiada em mobilidades ativas e partilhadas. O projecto HAT ligará a investigação académica ao sector empresarial (para organizações com e sem fins lucrativos) para encorajar, impulsionar e catalisar transições urbanas no sentido de uma política de planeamento urbano verde de 15mC de cima para baixo e de iniciativas de criação de locais de baixo para cima relacionadas com a alimentação. Produzirá evidências empíricas e projetará conhecimento sobre agricultura urbana e TODs num contexto de 15mC e desenvolverá modelos de negócios viáveis ​​para PODs verdes buscando diminuir a necessidade de importação de alimentos e combustíveis, bem como a dependência do automóvel.
Informação do Projeto
2025-02-01
2028-01-31
Parceiros do Projeto