Lista de Projetos

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ECOFEMINDI investiga as relações entre as mulheres e o mundo não-humano, a importância do conhecimento ecológico tradicional que as mulheres possuem nas sociedades indígenas e como esse conhecimento afecta o papel das mulheres, o seu estatuto e prestígio no agregado familiar e na sociedade em que vivem. dicotomia natureza/cultura e o papel dominante dos humanos sobre a natureza e outras pessoas não humanas, Hoje as ecofeministas concordam que existe também um paralelo entre a dominação da natureza e a exploração das mulheres. Entretanto, no meio dos conflitos ambientais, a ontologia política discute a necessidade do pluriverso como uma possibilidade, em vez do dualismo entre humanos e animais no mundo ocidental, levando mais a sério as ideias indígenas sobre a sua geografia que envolve não-humanos e espíritos mestres. As regiões da Sibéria e da Amazónia frequentemente abrigam discussões teóricas sobre animismo e pessoas não humanas na literatura. No entanto, a perspectiva de género destas ontologias quase não é mencionada e isso fez com que as relações humano-ambiente raramente fossem descritas através das lentes da antropologia feminista crítica. Para responder às questões de pesquisa, Ecofem.indi utilizará métodos de pesquisa qualitativa de antropologia social em duas comunidades indígenas na Amazónia e na Sibéria com uma metodologia participativa para compreender as relações entre as mulheres e o mundo não humano.
Informação do Projeto
2024-05-01
2026-04-30
Parceiros do Projeto
The RETIME project (Horizon Europe Innovation Action) aims to address impactful changes at both the contextual district level and individual homes of natural and human-caused disasters. It will introduce a data-driven tool that aggregates existing data from weather stations, sensor networks, and satellite images, automated on-site surveys to simulate the impacts of current phenomena and future projections. The innovative aspect lies in an advanced computational analysis that generates prospective scenarios based on socio-architectural and environmental studies, combined with local, territorial remote and on-site surveys.  
Informação do Projeto
2024-05-01
2028-04-30
Parceiros do Projeto
O MediaLab Iscte está vocacionado para a experimentação laboratorial, apoio à investigação e produção de conteúdos editoriais e encontra-se integrado no CIES-Iscte. O MediaLab é uma estrutura de apoio técnico-científico às atividades e ao desenvolvimento da investigação científica fundamental e aplicada, à formação avançada em contexto de investigação e à transferência de conhecimentos para a sociedade. O MediaLab Iscte está vocacionado para a análise das práticas de comunicação nos seus diferentes modelos e objetos – do digital ao analógico, do texto à imagem, passando pelo som, audiovisual e multimédia, até à análise de tendências online, relacionadas com redes e media sociais, pesquisas online e opiniões dos participantes, visualização da informação e ciência de dados. O MediaLab Iscte foi constituído com o objetivo estratégico de criar um espaço de apoio à investigação científica e desenvolvimento de projetos inovadores, no cruzamento entre a vertente de investigação teórico-empírica e a dimensão analítico-tecnológica que permite acompanhar as dinâmicas de transformação da sociedade em rede no século XXI. O MediaLab Iscte tem como objetivos:Investigar os efeitos da comunicação em rede e da disseminação de uma cultura mediatizada nos seus diferentes usos e dimensões por parte dos participantes na comunicação;Analisar, desenvolver, testar e disseminar novos formatos e conteúdos jornalísticos audiovisuais digitais emergentes destinados ao público em geral;Investigar, desenvolver e disseminar o uso dos métodos digitais de investigação por parte dos investigadores, professores e alunos da comunidade Iscte.
Informação do Projeto
2024-04-22
2026-04-30
Parceiros do Projeto
O objetivo estratégico do projeto é reduzir o abandono e promover o sucessoacadémico dos estudantes no 1.º ano, pela primeira vez no 1.º ciclo de estudos,assegurando a regularidade de iniciativas neste âmbito. A candidatura surge na continuação do projeto In_Iscte, a decorrer, ajustando-se agora às ambições do programa Impulso Mais Digital. Identificam-se quatro objetivos específicos: 1. Melhorar a integração e o sucesso dos novos estudantes através de programas de mentoria e tutoria;2. Promover a partilha e disseminação de práticas de inovação pedagógica dentro e fora da sala de aula, renovando e diversificando metodologias e instrumentos tecnológicos;3. Desenvolver mecanismos de identificação, comunicação e acompanhamento de estudantes em risco;4. Reforçar as competências de autoaprendizagem e de trabalho em equipa. Como objetivo transversal, refira-se o alargamento da base social dos estudantes doensino superior. Neste sentido, tendo como foco os estudantes inscritos no 1.º ano pela primeira vez, será dada especial atenção a grupos tradicionalmente sub-representados ou com dificuldades identificadas na integração no ensino superior: estudantes de contingentes prioritários/especiais - com enfase aos estudantes com deficiência; estudantes beneficiários da ação social escolar; estudantes bolseiros provenientes de países PALOP; estudantes deslocados da sua residência habitual por motivos de estudo; trabalhadores-estudantes (Almeida et al, 2003; Machado et al. 2003; Martins, Mauritti e Costa, 2005 e 2008; Martins, 2015; Martins, Carvalho, Ávila & Costa, 2017; Martins, 2020; Martins e Ramos, 2020; Martins, Mauritti & Machado, 2023; Matias et al. 2023; Mauritti et al. 2023; Mauritti, Pintassilgo et al. 2023; SEAQ-UQ-Iscte, 2023). A definição dos objetivos articula-se com as áreas prioritárias de intervenção identificadas no aviso de abertura. Na prossecução destes objetivos, desenvolver-se-ão quatro eixos de atividades principais: 1) um programa de mentorias ...
Informação do Projeto
2024-04-02
2026-06-30
Parceiros do Projeto
The green energy transition is being promoted around the world as key to tackle climate change. However, as it is increasingly fostered and associated measures implemented, such as the deployment of renewable energy infrastructures (REI), contestation also has risen. Social sciences’ research has attempted to analyze and understand this relevant social issue in the last decades and proposed several and distinct conceptual frameworks for that. The NIMBY (Not in my backyard) framework has been one of the most widespread and well-known frameworks for explaining opposition specifically to REI but is being increasingly questioned by more recent frameworks that emphasize instead the roles of issues of (in)justice in REI related decision-making processes and policies and their impact on negative responses to these infrastructures. However, the proliferation of conceptual frameworks on energy justice and related issues regarding REI has been immense in recent years and it is difficult to, from a practical and empirical perspective, understand how exactly their relevant insights and contributions can be applied to particular REI projects and decision-making. This project aims to contribute to that by conducting a systematic academic and grey literature review of the most recent literature on community responses to renewable energy and associated infrastructures. For this, solar energy and associated infrastructures will be particularly focused, as an expanding and crucial technology within the renewable energy transition, namely in countries like Portugal and Switzerland. Based on this literature review we will then propose an integrated framework to be discussed and validated with key experts and stakeholders in the area. Based on these two previous tasks, the end goal of this project is to deliver a handbook with guidelines for policymakers, energy companies and local communities, on best practices for the successful deployment of REI, particularly solar.
Informação do Projeto
2024-04-01
2025-11-30
Parceiros do Projeto