Lista de Projetos

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The EU has used the Strategic Energy Technology Plan to transfer power to consumers, by decentralising the energy ecosystem by establishing “100 positive energy districts by 2025 and 80% of electricity consumption to be managed by consumers in 4 out of 5 households”. The SMART-BEEjS recognises that this requires the systemic synergy of the different stakeholders, balancing attention towards technological and policy oriented drivers, citizens and society needs, providers and technology capabilities and value generation system synergies in order to deliver the transition without leaving large parts of the population behind. Smart-BEEjS covers all angles of this eco-system, to train a generation of transformative and influential champions in policy design, techno-economic planning and business model innovation in the energy and efficiency sectors, mindful of the personal and social dimensions, as well as the nexus of interrelation between stakeholders in energy generation, efficiency and management. 
Informação do Projeto
2019-04-01
2023-03-31
Parceiros do Projeto
O objetivo do financiamento por parte da Fundação Calouste Gulbenkian é fomentar a alteração dos comportamentos dos utilizadores do campus do ISCTE-IUL para reduzir o consumo de energia e melhorar a sustentabilidade ambiental do campus. Irá conjugar conhecimentos da Psicologia, Engenharia, Arquitetura e Informática, envolvendo toda a comunidade ISCTE-IUL e serão implementadas estratégias IoT, de economia comportamental e gamificação com a ligação aos modelos BIM. O projeto desenvolve-se ao longo de 4 fases sequenciais:   1ª fase: Diagnóstico da situação atual: a. Análise da perceção da comunidade ISCTE-IUL em matéria de sustentabilidade ambiental; b. Instalação de sensores com vista à medição dos comportamentos energéticos dos utentes do ISCTEIUL (e.g. temperatura, humidade, luminosidade, ruído e consumo de energia).  Objetivos: 1)  Diagnóstico da perceção da comunidade baseado em inquéritos à população alvo. Feedback recebido irá servir para identificar os principais requisitos e aproximações da nossa plataforma. Indicadores – Relatório com variáveis, recolha e análise de dados. Metas – Avaliar uma amostra representativa de pessoal não docente, docente, estudantes e visitantes. 2) Recolha em tempo real de dados de sensores e respetiva análise em plataforma de IoT para identificação de padrões e comportamentos. Indicadores – leitura dados em tempo real identificação padrões. Relatórios semanais, mensais, anuais. Informação em tempo real em dispositivos móveis. Metas – instalação de medições em 20 locais (leitura energia, qualidade ar, luminosidade, temperatura, ruído).    2ªfase: Definição de objetivos para a redução do consumo energético, tendo em conta o baseline quantitativo e qualitativo construído na 1ª fase do projeto relacionado com o cálculo da pegada ecológica (consumos) por indivíduo, sala, departamento, edifício.  Indicadores – métricas de consumos por pessoa, sala, departamento e edifício. Análise de comportamentos e respetiva quantificação Meta...
Informação do Projeto
2019-04-01
2021-03-31
Parceiros do Projeto
Learning to play music changes brain structure and function, and there is much interest in the idea that these changes might transfer to skills beyond music. Many studies examined if music training improves abilities such as speech and intelligence. However, remarkably little is known about potential transfer effects to social skills, notably the ability to process emotional voices and faces. This effect could be hypothesized from the fundamental link between music and social and emotion processes, and is of central theoretical and applied importance: for understanding brain plasticity, the neurocognitive links between music and socio-emotional abilities, and the potential of music as a therapeutic tool. This project asks if music training improves socio-emotional processing, focusing on three unresolved questions. First, we determine if adult musicians reliably outperform non-musicians at recognizing emotions, and establish the scope of the effect: is it limited to voices, or does it extend to the visual domain (faces)? Is it limited to formally trained individuals,or does it extend to musically sophisticated non-musicians, who developed music skills via informal engagement withmusic? This will clarify previous mixed findings and provide a mechanistic understanding of the effect. A new tool for measuring musical sophistication will be validated and made available to the community. Second, we will combine state-of-the-art magnetic resonance imaging and electrophysiological techniques to delineate the neural mechanisms of the effect. This includes examining how emotions are represented in the trained brain, modulations in the processing time course, and changes in functional connectivity and brain anatomy. This comprehensive approach will add critical new insights into how music drives plasticity. Third, we will conduct a longitudinal study in children to test the effects of a music training program on socio-emotional processing, including pre- and post- training ass...
Informação do Projeto
2019-03-06
2022-03-05
Parceiros do Projeto
O principal foco do projeto é monitorizar as atividades de propaganda e desinformação nas redes sociais online com objetivos de mobilização, polarização e destabilização política em Portugal, independentemente da origem dessas atividades. Ao longo do período do projeto, que corresponde a um momento de grande atividade política em Portugal, marcada por três eleições (Europeias, Regionais – Madeira e Legislativas) procura identificar-se e analisar-se os movimentos organizados, de origem partidária ou não, de propaganda e desinformação com objetivos de influenciar a participação informada dos cidadãos nos atos eleitorais.   Serão utilizadas metodologias e ferramentas de análise de redes sociais (i.e. Crimson Hexagon, Netvizz, Google Trends, etc.) que permitam identificar, de forma transversal e longitudinal, as mensagens e redes de difusão de informação com objetivos maliciosos e os seus relacionamentos internacionais, com especial atenção para as relações entre movimentos populistas e a sua partilha de mensagens de desinformação (“fake news”). O objetivo final é identificar mensagens, protagonistas e canais de desinformação que procurem influenciar o discurso político através das principais redes sociais online públicas (Facebook, Twitter e Youtube). O projeto pretende também contribuir para o alerta e prevenção da disseminação de propaganda maliciosa, colaborando com projetos jornalísticos para desenvolver e disseminar os resultados da investigação.
Informação do Projeto
2019-03-01
2019-11-30
Parceiros do Projeto