Este projeto aborda o tema da transição digital no desenvolvimento das carreiras científicas e as experiências de pessoas empregadas em centros de investigação de universidades portuguesas. O principal objetivo é explorar como estes processos transformaram a profissão de investigador, com consequências positivas e negativas para o desenvolvimento pessoal e profissional, incluindo o equilíbrio entre trabalho, vida pessoal e internacionalização. Através de uma análise baseada em evidências, o objetivo do projeto é ajudar a informar os policymakers e os stakeholders no setor de Investigação e Desenvolvimento (I&D) sobre estas questões, no que diz respeito a Portugal, e criar uma melhor compreensão do impacto da transição digital na vida dos profissionais das comunidades de investigação. Teoricamente, o projeto situa a transição digital num contexto de mobilidades. Este projeto reconheceu a importância de uma maior interconexão global e que existe uma dependência da tecnologia da informação em profissões altamente qualificadas. Isto estende-se às contribuições das próprias equipas de investigação para o campo de investigação das mobilidades, sabendo que muitas sociedades estão atualmente a passar por uma viragem de imobilidade decorrente da problematização das deslocações físicas em ambientes urbanos e da expansão das plataformas de trabalho digitais, a nível nacional e internacional. Estes desenvolvimentos criam novas possibilidades e um leque mais alargado de ligações, mas também colocam imposições aos investigadores, incluindo uma erosão do tempo e espaço pessoais por imperativos de trabalho. No que diz respeito à abordagem empírica, as questões de investigação visam documentar não só a extensão da digitalização nas unidades de investigação, incluindo as principais tarefas relacionadas com o trabalho experimental, os estudos de campo e networking e a normalização do trabalho à distância, mas também o impacto na esfera doméstica, com uma abordagem transversal que abrange investigadores em diferentes fases da carreira, o que permite assim analisar situações passadas e presentes. A investigação principal, sob a forma de um questionário online e de entrevistas qualitativas, é acompanhada pela análise de conjuntos de dados existentes e de trabalhos anteriores realizados pela equipa de investigação. Como seria de esperar de uma proposta centrada na transição digital, as abordagens de disseminação utilizam plataformas digitais e a publicação académica tradicional, visando públicos nacionais e internacionais. Isto inclui a organização de seminários em linha e eventos virtuais, incluindo colaborações entre projetos, bem como a preparação de três artigos para revistas com revisão por pares. Como projeto exploratório, o trabalho a ser realizado fornecerá uma base sólida para futuros trabalhos de investigação da equipa, que incluem propostas de projetos para agências europeias e o desenvolvimento de redes, bem como a contribuição para a cultura académica da instituição anfitriã.
Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
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CIES-Iscte | Educação e Ciência | Líder | 2025-02-20 | 2026-08-19 |
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Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
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David Cairns | Investigador Integrado (CIES-Iscte); | Investigador Responsável | 2025-02-20 | 2026-08-19 |
Mara Clemente | Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Investigadora | 2025-02-20 | 2026-08-19 |
Código/Referência | DOI do Financiamento | Tipo de Financiamento | Programa de Financiamento | Valor Financiado (Global) | Valor Financiado (Local) | Data de Início | Data de Fim |
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2023.13739.PEX | -- | Contrato | FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia - Call for Exploratory Projects in All Scientific Domains 2023 - Portugal | 49810.0 | 49810.0 | 2025-02-20 | 2026-08-19 |
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