Mara Clemente é sociologa, doutorada pela Sapienza, Universidade de Roma, com um trabalho sobre mercados do sexo e turismo no Caribe, que envolveu uma prolongada pesquisa empírica na República Dominicana. Através de um percurso de investigação internacional, Mara trabalhou em questões que envolvem o género, a sexualidade e as diferentes formas de mobilidade - desde os movimentos com finalidade de recreio até às migrações de trabalho, incluindo os fenómenos do refúgio e do tráfico de pessoas.
Investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL e investigadora associada do Observatório da Emigração (OEm) da mesma instituição, nos últimos dez anos tem dedicado uma especial atenção ao tráfico e ao combate ao tráfico de pessoas, primeiro com uma pesquisa dedicada aos processos de assistência das pessoas traficadas em Portugal e, posteriormente, com uma pesquisa dedicada à construção dos regimes de combate ao tráfico no Sul da Europa (Portugal, Espanha e Itália).
Mara é atualmente Vice-chair da Cost Action "Globalization, Illicit Trade, Sustainability and Security”, Coordenadora da Secção Temática da APS Globalização, Política e Cidadania e membro do Coordination Committee do STS-MigTec Network.
É autora de publicações em revistas científicas, tais como a Social and Legal Studies, a Dialectical Anthropology e a International Review of Sociology. Entre as publicações mais recentes, encontra-se o livro The Immobility Turn Mobility, Migration and the COVID-19 Pandemic, em coautoria com David Cairns, publicado pela Bristol University Press em 2023.