Ciência-IUL    Autores    Mara Clemente    Currículo
Resumo CV

Investigadora integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) – e investigadora associada do Observatório da Emigração (OEm) da mesma instituição. 
A minha principal área de formação e investigação é a sociologia, com pesquisas centradas em questões de género e sexualidade em contextos migratórios. Atualmente, o meu maior interesse de estudo foca-se no tráfico de pessoas. Desde 2018 que me dedico a um projeto intitulado “A articulação dos regimes de combate ao tráfico de pessoas na Europa mediterrânea. Atores, discursos e representações”, que tem como objetivo principal o escrutínio e análise compreensiva dos sistemas de combate ao tráfico na Europa do Sul. Anteriormente, através do financiamento proporcionado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) (FRH/BPD/93923/2013), executei um estudo sobre políticas e práticas de assistência e reintegração de mulheres traficadas em Portugal.
As q
uestões de género e sexualidade já foram objeto de interesse durante a minha investigação de doutoramento sobre o “turismo sexual” e a prostituição de menores de idade nas Caraíbas, com trabalho de campo realizado, sobretudo, na República Dominicana. Depois de concluído o doutoramento em 2011, na Sapienza, Universidade de Roma, integrei vários projetos na Europa e na América do Sul, integrando grupos de investigação académicos e projetos de investigação-ação de diferentes organizações. 
Professora convidada no curso Empowering Women in the XXI Century do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e o AIM Overseas.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Sapienza, Università di Roma
Sociologia e Comunicazione I Sociology and Communication I Sociologia e comunicação - Itália - Rome
Doutoramento Teoria e Ricerca sociale I Theory and Social Research I Teoria e Investigação social 2006 - 2010
Sapienza, Università di Roma
Sociologia e Comunicazione I Sociology and Communication I Sociologia e Comunicação - Itália - Roma
Licenciatura Scienze della Comunicazione I Communication Sciences I Ciências da Comunicação 1999 - 2005
Áreas de Investigação
Sociologia das migrações, Sociologia do género, Estudos feministas, Investigação qualitativa. Tráfico de pessoas, Trabalho Sexual, Prostituição de menores, Turismo sexual, Refugiados.
Sociologia Ciências Sociais
Ciências da Comunicação Ciências Sociais
Antropologia Ciências Sociais