Investigadora integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) – e investigadora associada do Observatório da Emigração (OEm) da mesma instituição.
A minha principal área de formação e investigação é a sociologia, com pesquisas centradas em questões de género e sexualidade em contextos migratórios. Atualmente, o meu maior interesse de estudo foca-se no tráfico de pessoas. Desde 2018 que me dedico a um projeto intitulado “A articulação dos regimes de combate ao tráfico de pessoas na Europa mediterrânea. Atores, discursos e representações”, que tem como objetivo principal o escrutínio e análise compreensiva dos sistemas de combate ao tráfico na Europa do Sul. Anteriormente, através do financiamento proporcionado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) (FRH/BPD/93923/2013), executei um estudo sobre políticas e práticas de assistência e reintegração de mulheres traficadas em Portugal.
As questões de género e sexualidade já foram objeto de interesse durante a minha investigação de doutoramento sobre o “turismo sexual” e a prostituição de menores de idade nas Caraíbas, com trabalho de campo realizado, sobretudo, na República Dominicana. Depois de concluído o doutoramento em 2010, na Sapienza, Universidade de Roma, integrei vários projetos na Europa e na América do Sul, integrando grupos de investigação académicos e projetos de investigação-ação de diferentes organizações.
Professora convidada no curso Empowering Women in the XXI Century do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e o AIM Overseas.