Transições Digitais nas Ciências
Investigadora
Este projeto aborda o tema da transição digital no desenvolvimento das carreiras científicas e as experiências de pessoas empregadas em centros de investigação de universidades portuguesas. O principal objetivo é explorar como estes processos transformaram a profissão de investigador, com consequências positivas e negativas para o desenvolvimento pessoal e profissional, incluindo o equilíbrio entre trabalho, vida pessoal e internacionalização. Através de uma análise baseada em evidências, o objetivo do projeto é ajudar a informar os policymakers e os stakeholders no setor de Investigação e Desenvolvimento (I&D) sobre estas questões, no que diz respeito a Portugal, e criar uma melhor compreensão do impacto da transição digital na vida dos profissionais das comunidades de investigação. Teoricamente, o projeto situa a transição digital num contexto de mobilidades. Este projeto reconheceu a importância de uma maior interconexão global e que existe uma dependência da tecnologia da informação em profissões altamente qualificadas. Isto estende-se às contribuições das próprias equipas de investigação para o campo de investigação das mobilidades, sabendo que muitas sociedades estão atualmente a passar por uma viragem de imobilidade decorrente da problematização das deslocações físicas em ambientes urbanos e da expansão das plataformas de trabalho digitais, a nível nacional e internacional. Estes desenvolvimentos criam novas possibilidades e um leque mais alargado de ligações, mas também colocam imposições aos investigadores, incluindo uma erosão do tempo e espaço pessoais por imperativos de trabalho. No que diz respeito à abordagem empírica, as questões de investigação visam documentar não só a extensão da digitalização nas unidades de investigação, incluindo as principais tarefas relacionadas com o trabalho experimental, os estudos de campo e networking e a normalização do trabalho à distância, mas também o impacto na esfera doméstica, com uma abordagem transversal que ...
Informação do Projeto
2025-02-20
2026-08-19
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Housing: to Overcome Unstable Situation in Europe
Investigadora
H:OUSE stems from the recognition of the right to housing as an essential first step towards significant integration of people in need of international protection into host communities. It also recognizes that many successful experiences in terms of support in accessing housing come from bottom-up approaches. The project starts from these premises to explore successful Community Sponsorship experiences, at international, EU and local level, to provide a systematization of the most effective practices, whichextrapolates their relevant strengths.
From this, a multi-stakeholder intervention model will be developed and tested, based on the direct involvement of a wide range of public and private sponsors, drawing particularly on those segments of society that can benefit, economically and in welfare, from active engagement with newcomers; as well as on the representatives of the diaspora communities, as solid bridges between the communities of newcomers and the country of reception.
This multifaceted group of target stakeholders will receive tailored training and tools to acquire the necessary skills to better engage with and support newcomers. In parallel, local authorities and stakeholders will be involved and informed on the most pressing issues affecting the migrant community, such as the knowledge and accessibility of housing solutions, but also the innovative practices developed in the field. Finally, the project will bring together all these actors in multi-stakeholder sponsorship groups, set up in the 7 project implementation territories (IT, HE, HU, IR, SL), in the collaborative planning and implementation of concrete interventions.
The final result will be the creation of a network in direct support of final beneficiaries, backed by a structure solid, informed and connected at EU level, with the potential to influence decisions and promote a paradigm shift in housing policies.
Informação do Projeto
2024-03-01
2027-02-28
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- IL Sestante - Líder (Itália)
- Glocal Factory - (Itália)
- Refugees Welcome Italia Onlus - (Itália)
- Comune Di Ravenna - (Itália)
- Second Tree - (Grécia)
- ZRC SAZU - (Eslovénia)
- Artemisszio Alapitvany - (Hungria)
- Doras Luimni Limited By Guarantee - (Irlanda)
- DEPARTMENT OF CHILDREN, EQUALITY, DISA - (Irlanda)
Informação do Projeto
2020-12-01
2023-11-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- CVI - Líder (Itália)
- GF - (Itália)
- Refugees Welcome Italia Onlus - (Itália)
- Second Tree - (Grécia)
- IOANNINA - (Grécia)
- SYNTHESIS - (Chipre)
- JRS Portugal - (Portugal)
- RBienvenue - (França)
A articulação dos regimes de combate ao tráfico de pessoas na Europa mediterrânea. Atores, discursos e representações
Coordenadora Global
A investigação tem como objetivo principal o escrutínio e análise compreensiva dos regimes antitráfico na Europa do Sul, com uma especial atenção a Portugal, Espanha e Itália. Em concreto, a investigação visa analisar quais e como determinadas práticas migratórias são definidas em termos de tráfico, quais e como alguns migrantes são identificados como "vítimas” de tráfico e como as políticas de intervenção nesta área são elaboradas e aplicadas. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo qualitativo, ancorado numa etnografia multissituada, no qual se analisarão os discursos, representações e práticas sobre o tráfico e a sua “capilarização” (Foucault, 1979) do plano supranacional aos planos nacionais.
Informação do Projeto
2018-11-01
2024-10-31
Parceiros do Projeto
Mulheres e Cidadania: tecnologia lúdico-educativa no enfrentamento da violência contra a mulher (etapa 2 – Jogo Vidas Violetas)
Investigadora
O projeto visa desenvolver e validar duas estratégias pedagógicas que ambientem reflexões desconstrutivas dos estereótipos de género: o jogo de tabuleiro Violetas: Cinema & Ação no enfrentamento da violência contra a mulher e o jogo Vidas Violetas: um jogo em que as mulheres dão as cartas!
Informação do Projeto
2017-10-01
2019-10-01
Parceiros do Projeto
Tráfico de Seres Humanos (TSH): Base de dados bibliografica
Coordenadora Global
O projecto visa promover a criação de uma base de dados que agregue a bibliografia sobre o Tráfico de Seres Humanos (TSH) em Portugal, produzida desde 2000.A base de dados incluirá os seguintes tipos de publicação: (a) teses de mestrado e de doutoramento, (b) livros e artigos em revistas sobre o TSH em Portugal [como país de origem, trânsito e destino] e (c) outras publicações (relatórios técnicos, relatórios de investigação, relatórios do Governo, white papers e documentos similares).
Informação do Projeto
2015-07-03
2016-12-14
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- OTSH - (Portugal)
Tráfico de mulheres para exploração sexual em Portugal. Um estudo qualitativo das mulheres traficadas, das experiências de tráfico e das medidas de assistência
Investigadora
O projeto visa ser uma investigação sociológica do tráfico de mulheres para exploração sexual em Portugal. O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) portuguesa e é um estudo qualitativo das mulheres traficadas, das suas experiências de tráfico e das medidas de assistência. A investigação pretende analisar as medidas de assistência e reintegração das pessoas traficadas - a vida das mulheres durante e após o tráfico
Informação do Projeto
2014-12-01
2017-11-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Multilevel governance of cultural diversity in a comparative perspective: EU-Latin America
Investigadora
O objetivo geral deste projeto é criar uma rede transnacional de investigação e formação interdisciplinar entre universidades e centros de investigação europeus e latino-americanos, a fim de promover a transferência de conhecimento e produzir investigações inovadoras no campo da governança multinível da diversidade cultural numa perspetiva comparativa.
English