Lista de Projetos

Esta é a lista de projetos disponíveis no sistema. Para saber mais detalhes sobre um projeto clique no seu nome ou imagem. Também pode procurar por um determinado projeto na caixa de pesquisa em baixo.



  Social work in health is historically associated with a role in health care access, community support and humanization of services. Health care organizations, policy makers and clinicians have developed quality indicators in health care organizations as a premise to higher quality standards in health care. The intervention of social workers extends beyond medical, nursing, education, rehabilitation, and social care services", but also requires attention to be given to the quality of care practices, which includes the delivery of care services at a granular level alongside their organization (mezzo) and their development (macro). In addition, contemporary health care requires new technological advances, to ensure that are delivered in a way that recognizes the need of individuals, but also address inter- and transdisciplinary dimensions. Recent years have seen increasing integration of health and social work systems requiring skilled practitioners able to navigate this technological world. This proposal aims to respond to these challenges, developing a future Erasmus Mundus Master Programme on Social Work in Health. The consortium is composed by Iscte – University Institute of Lisbon (Portugal, Coord), University of Valencia (Spain),  Royal College of Surgeons in Ireland/University of Medicine and Health Sciences (Ireland), and Robert Gordon University, Scotland (United Kingdom). The aim is to develop an educational master programme, focusing the development of theoretical, methodological, and instrumental skills in students to work in health and care at micro, mezzo and macro level in the context of public health, policy, leadership, management and evaluation. We seek develop a 2nd cycle programme that meets the demands of today's society, highly marked by digital transition, sustainability and new epidemics that affect the health and well-being of every citizen.   The future Master program will be an innovative bet, combining specialized training to promote le...
Informação do Projeto
2024-11-01
2026-02-28
Parceiros do Projeto
A gastronomia tem sido subvalorizada pela investigação científica e, consequentemente, também a sua cobertura mediática (Okumus et al., 2018). Este panorama inclui Portugal, onde a produção académica sobre o tema continua aquém da sua relevância social, cultural e económica. Este estudo tem como objetivo focar-se nan forma como a gastronomia portuguesa tem sido comunicada internacionalmente. Através de uma análise dos meios de comunicação tradicionais com presença digital (jornais internacionais) e dos média sociais (Instagram, YouTube e TikTok), identificaremos que conteúdos são favorecidos em que canais e como se caracterizam os seus atores/comunicadores.   Por fim, procuraremos concluir sobre a eficácia da comunicação da cozinha portuguesa no que diz respeito ao seu impacto internacional nos últimos 20 anos — contribuindo, simultaneamente, para o aprofundamento dos estudos no jornalismo de estilo de vida.     Orientação: Joana Azevedo (CIES-Iscte) Folker Hanusch (Universidade de Viena)    
Informação do Projeto
2024-10-01
2027-09-30
Parceiros do Projeto
 O principal objetivo da proposta AtlanticCrossing é desenvolver uma parceria entre duas instituições de ensino superior, uma portuguesa, o Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, e uma dos Estados Unidos da América, a Bridgewater State University - BSU. Esta parceria foi concebida para ser mutuamente benéfica, visando iniciar o esforço de desenvolvimento de especializações conjuntas, programas de pós-graduação e a atribuição de graus académicos conjuntos num futuro próximo em áreas científicas de interesse mútuo, tais como Cibersegurança, Inteligência Artificial e Tecnologias da Linguagem, Inovação Empresarial e Ensino-Aprendizagem. Através da colaboração, ambas as instituições poderão tirar partido dos pontos fortes e dos recursos da outra, melhorando a qualidade do ensino e da investigação. A proposta visa ainda desenvolver competências para docentes e estudantes através da Aprendizagem Internacional Colaborativa Online (COIL), aplicada em Unidades Curriculares (UCs) de cursos de licenciatura de ambas as universidades, com enfoque nas áreas científicas acima referidas. O programa inclui actividades ao longo do ano letivo em ambiente COIL e duas estadias de curta duração (1 semana) para docentes e estudantes: uma organizada no Iscte em meados de janeiro, com a visita de docentes e estudantes da BSU, e outra na BSU, na primeira semana de junho, reciprocamente. Coordenaremos projectos de investigação conjuntos e interdisciplinares com ênfase na cibersegurança e nas tecnologias da linguagem. Isto será realizado no âmbito de iniciativas de investigação aplicada e baseada em projectos. Além disso, facilitaremos a participação do Iscte no Simpósio anual de investigação para licenciados da BSU, proporcionando uma plataforma para os estudantes do Iscte apresentarem os seus resultados inovadores neste evento dos EUA. No domínio da cibersegurança, organizaremos sessões de formação conjuntas abrangentes, recorrendo a ambientes competitivos e baseados em desafios, como o “...
Informação do Projeto
2024-10-01
2025-06-30
Parceiros do Projeto
Subsistem em Portugal severas limitações em termos de um conhecimento sistemático, atualizado e aprofundado sobre as condições e quadro de vida das pessoas ciganas/Roma em Portugal, o que constitui um obstáculo à monitorização ao nível do impacto e efetiva eficácia das políticas públicas e sobre os processos de integração desta população. Este estudo procura superar estas lacunas, comprometendo-se a recolher e disponibilizar dados diversos, sólidos e desagregados provindos de uma diversidade de fontes de informação e resultantes da mobilização de uma estratégia marcada pelo pluralismo metodológico. Neste contexto de análise, esta pesquisa irá mobilizar uma estratégia multi-métodos, intersetando abordagens qualitativas, quantitativas e participativas. Além de dados quantitativos obtidos por meio de dois inquéritos por questionário, abordando áreas estratégicas como saúde, emprego, educação, habitação, formação profissional, desigualdade de género, discriminação e anticiganismo, utilizaremos dados de natureza mais qualitativa. Esses incluem informações provenientes de entrevistas em profundidade (retratos sociológicos), etnografias realizadas em diversos contextos sócio-habitacionais, análise de fontes históricas e métodos participativos. Desde a conceção até à implementação, monitorização e publicação deste estudo, promoveremos ativamente a participação ativa de pessoas e coletivos de origem cigana, tornando-os protagonistas no processo de construção social do conhecimento sobre si próprios. Busca-se implementar uma estratégia de co-produção coletiva de conhecimento e mais inclusiva, uma pesquisa “com” os Ciganos/Roma e não “sobre e para” eles (Ryder, 2018). Neste processo, procura-se envolver organizações e grupos informais ciganos, bem como outras instituições que atuem próximas a essa comunidade, em várias escalas (local, regional e nacional). O objetivo é produzir recomendações em termos de políticas públicas que combatam de forma eficiente e efetiva os diferen...
Informação do Projeto
2024-10-01
2026-09-30
Parceiros do Projeto