Lista de Projetos

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Este projeto pretende compreender como é que as relações de poder e de colonialidade influenciam os cuidados de saúde materna tradicionais de mulheres indígenas e afrocolombiana na Colômbia. Procuramos perceber como é que os vários paradigmas de assistência ao nascimento interagem na contemporaneidade, e de que forma essa interação afeta as experiências e expectativas das mulheres. Numa primeira fase, analisam-se dados estatísticos secundários, explorando cruzamentos entre categorias étnicas e indicadores de saúde materna. Em seguida, a partir dos resultados desta análise, identificam-se dois departamentos (regiões) do país, para realizar etnografias comparadas em comunidades de maioria afrocolombiana e indígena. Com a recolha etnográfica, espera-se: conhecer os modelos de nascimento vigentes para as minorias étnicas em estudo e a sua relação com os cuidados de saúde biomédicos; e compreender o significado de ‘bem-estar’ para a maternidade destas mulheres, avaliando de forma crítica os indicadores existentes e propondo novos indicadores para avaliação. Orientação: Sónia Pintassilgo (CIES-Iscte) Violeta Alarcão (CIES-Iscte)  
Informação do Projeto
2023-02-01
2027-01-31
Parceiros do Projeto
Este projeto tem como objetivo estudar como é que os julgamentos e decisões em situações de saúde estigmatizadas dependem do contexto online e como este pode ser usado para reduzir desigualdades sociais no acesso à saúde.
Informação do Projeto
2023-02-01
2029-02-01
Parceiros do Projeto
The mission of RefMap is to develop a digital service aimed at quantifying the environmental footprints of air mobility for airliners and unmanned aircraft systems (UAS) at a "multi-scale" level, where single-trajectories (micro) and the flow traffic of multiple vehicles (macro) are optimised to minimise their environmental impact in a wide range of communities. RefMap investigates how the aviation business models will be affected by the availability of environmental data for each type and route of air vehicle, as this will enable stricter evidence-based Green policy making in the sector. This will be achieved via the development of the RefMap analytics platform processing environmental and weather data such as wind, noise, CO2 and non-CO2 emissions for both U-space and ATM. This platform will rely on a number of technical solutions, including numerical simulation, predictive models, and deep-learning methods. The latter will be used to construct accurate non-intrusive prediction frameworks and to optimize the trajectories of the various vehicles given the predicted flow conditions via deep reinforcement learning (DRL). These will enable the development of a new aviation business models aligned with EU’s Green Agenda.
Informação do Projeto
2023-02-01
2026-01-31
Parceiros do Projeto
Nas ciências sociais, a discussão sobre a profissionalização política oferece apenas elementos parciais sobre o modo como determinados cidadãos se tornam políticos profissionais. Em Portugal, a discussão concentra-se no nível central, ora mais orientada para as lógicas institucionais de recrutamento, ora para o processo subjetivo de construção da política como prática especializada. Assim, com base na moldura teórica da perspetiva do curso de vida, este projeto propõe contribuir para esta discussão, focando a prática política profissional a nível local, procurando compreender o impacto das trajetórias individuais nas condições sociais de acesso ao cargo de presidente de câmara, no processo de aprendizagem dessa função e na construção de um significado particular atribuído ao cargo e à política. Este projeto supõe um desenho de pesquisa plural e sequencial, apoiado em análise documental, um inquérito por questionário, entrevistas biográficas e repetidas, e observação participante. Orientação: Magda Nico (CIES-Iscte) João Mineiro (CRIA-Iscte)  
Informação do Projeto
2023-02-01
2027-01-31
Parceiros do Projeto
Neste projeto, estabeleceu-se um protocolo de cooperação entre o Ministério da Educação, o Município de Sintra, a Fundação Calouste Gulbenkian e o CIS-Iscte no sentido de criar uma estrutura local de apoio técnico especializado, que promova e apoie a implementação de planos de desenvolvimento de competências socioemocionais em contexto escolar.
Informação do Projeto
2023-01-24
2025-12-31
Parceiros do Projeto