Lista de Projetos

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Democracy and citizens’ political engagement have been long-lasting policy goals of the European Union’s standards and values. The European Commission has established a new push for democracy as one of its priorities for 2019-2024, intending to foster democratic governance and civic participation. However, these objectives are challenging in light of transnational repression and the lack of policy tools for migrant protection in host societies across Western democracies, the primary recipients of human rights defenders.  However, the E.U. has overlooked the rapid change in more vibrant forms of migrant political activism and how authoritarian governments control their diasporas abroad. There is a knowledge gap in understanding transnational repression’s gendered effects on receiving countries’ political environment. WomenACT-REPinHOST advances global discussions on migrants’ rights by analysing Latin American women activists’ practices of resistance to transnational authoritarian rule. It also discusses how they could be best supported by international organisations and host countries’ democratic institutions. The proposed action aims at enhancing three career objectives: acquiring scientific and transferable skills in Gender Studies and Psychosocial Research (short-term); securing a permanent academic position in the E.U. (mid-term) and; developing an independent career path as a gender consultant in human rights international organisations (long-term). These objectives will be accomplished through an individually tailored research and career development plan. The methodology includes a literature review and fieldwork research based on in-depth interviews, online non-participant observation and focus groups with LAC female activists and organisations in the U.S. and Spain. It also focuses on dissemination strategies to target scholars, practitioners and wide audiences with deliverables such as peer-reviewed articles, conferences, podcasts, and policy briefs...
Informação do Projeto
2024-09-01
2026-08-31
Parceiros do Projeto
  O projeto MIL – Comunidades Conectadas (MIL CC) tem como objetivo responder a três grandes desafios que as bibliotecas públicas enfrentam atualmente: 1) os bibliotecários carecem frequentemente de formação em literacia dos media e da informação (LMI) e de competências fundamentais, especialmente na era da IA generativa; 2) apesar de existirem recursos de LMI de alta qualidade e disponíveis gratuitamente, a maioria não está adaptada às necessidades específicas das bibliotecas e dos seus utilizadores; 3) as estruturas das bibliotecas e os contextos comunitários variam muito na Europa, mas os recursos da LMI são frequentemente criados sem considerar questões de tradução e adaptação.   Para responder a estes desafios, o MIL CC propõe um curso híbrido para bibliotecários, criado e implementado pela Learn to Check (Espanha), envolvendo bibliotecários e membros da comunidade local, incluindo adolescentes, adultos e idosos. Inicialmente em catalão, o curso será traduzido para inglês, português e espanhol, e será atualizado e melhorado com base nos resultados de um projeto-piloto de formação comunitária irlandês que visa capacitar professores, bibliotecários e líderes comunitários para ministrarem oficinas da LMI nas suas comunidades.       Através do curso MIL CC, 150 bibliotecários irão desenvolver projetos comunitários da LMI adaptados aos seus contextos. Irão ainda projetar, implementar e avaliar atividades de LMI, organizando um conjunto de práticas que resultam. Serão também produzidos standards para a implementação do curso e para a criação de projetos, os quais serão validados por parceiros nacionais e por um grupo de especialistas internacionais, seguindo uma metodologia de cocriação.       Quer os materiais da formação quer os standards serão publicados sob licença Creative Commons, além de serem disseminados através de redes existentes (ex: EDMO) e de uma rede de bibliotecas interconectadas, sendo esta última dos principais resultados do MIL CC.  
Informação do Projeto
2024-09-01
2026-02-28
Parceiros do Projeto
Nos últimos anos, novos espaços de trabalho, como espaços de coworking, fab labs, makerspaces e hubs criativos, registaram um aumento exponencial globalmente. A maior parte da literatura apresenta a relação entre estes novos espaços de trabalho e as questões da sustentabilidade de forma positiva, nomeadamente nos processos de regeneração urbana e por fomentarem negócios e práticas sustentáveis, contribuindo para os esforços de descarbononização, através do uso partilhado de recursos, redução de deslocações, uso de meios suaves de mobilidade e infraestruturas energeticamente eficientes. No entanto, o real impacto destes espaços e práticas de trabalho na promoção da sustentabilidade precisa de maior compreensão. Nesse sentido, esta proposta pretende combinar a investigação sobre sustentabilidade e transformação ecológica com a literatura emergente sobre os novos espaços de trabalho e atitudes e práticas das novas gerações relativas ao trabalho e estilos de vida. Este projeto visa o mapeamento de espaços colaborativos na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e a pesquisa exploratória sobre os seus potenciais impactos para o desenvolvimento urbano sustentável e a neutralidade carbónica através da aplicação de um questionário a gestores e utilizadores destes espaços.
Informação do Projeto
2024-09-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
Participação com a Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto com o projeto “O papel da inspeção do trabalho e dos serviços de prevenção no apoio ao cumprimento das exigências de SST em Portugal”, coordenado pela Professora Doutora Liliana Cunha da FPCEUP conforme objetivos, metodologia e calendário propostos no Contrato outorgado junto da European Agency for Safety and Health at Work, sob a referência OSHA/DC/8534.
Informação do Projeto
2024-09-01
2024-11-30
Parceiros do Projeto
  A importância da digitalização na política surge em contexto de crise constitucional da democracia liberal (Değirmenci, 2020). Esta é potenciada por uma sensação de falta de representatividade à qual o sistema partidário tem respondido através do surgimento de novos partidos e da adaptação ao meio digital.  A resposta digital à crise partidária tem sido maioritariamente estudada com foco nos partidos como um todo e não em alas específicas. A partir desta lacuna, torna-se pertinente caracterizar e analisar a forma como a comunicação política digital é feita, especialmente pelas Juventudes Partidárias (J), que vêem nos jovens - os principais atores do mundo digital - o futuro da política.  Com recurso ao enquadramento do discurso em frames (Odjik et al, 2013) iremos caracterizar o discurso de duas J relativamente próximas em ideologia e idade (Juventude Chega e Jovens Liberais), nas suas principais redes sociais. Esta análise recorrerá, também, a métodos quantitativos para poder analisar o engagement e potenciar uma comparação entre períodos de campanha e períodos de “rotina".   Orientação: José Santana Pereira (CIES-Iscte)
Informação do Projeto
2024-09-01
2024-11-30
Parceiros do Projeto