Re/Concetualizações: Sociologia sobre Indivíduos, Biografia, Arte e Cultura
Re/Concetualizações: Sociologia sobre Indivíduos, Biografia, Arte e Cultura
Descrição

Este projeto sucede à dissertação de doutoramento, Reconhecimento em Arte: Passagens de um Percurso, defendida em julho de 2014 mas entregue ao ISCTE-IUL em julho de 2013.  A dissertação versou sobre o meu trabalho e currículo ao longo de mais de 30 anos na sociologia, particularmente sobre vertentes da arte e cultura. Este projeto corresponde à preparação de provas de agregação académica que se dedicam à minha docência no ISCTE-IUL. De facto, a docência começou no segundo semestre de 1984 em Metodologia das Ciências Sociais mas aqui atende-se a unidades curriculares que leciono na licenciatura de sociologia (desde 1991, uc Sociologia da Cultura sempre com a vertente arte no programa),  e para mestrados. Neste caso, desde 1994 no Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, que co-fundei nesse ano, e desde 2010 também docência sobre abordagens biográficas numa UC que serve vários mestrados.

A opção de dedicar a agregação académica à docência deve-se ao imperativo de esclarecer a pedagogia substantiva que aí mobiliza e atualizações com viragens concetuais que decorreram nos programas e práticas das UCs. Quer a partir dos meus trabalhos, quer pela integração de mais e novos conteúdos, quer pela relação entre a reflexividade sociológica,  as mudanças na sociedade contemporânea que atravessaram as áreas em causa, e a própria reflexividade social sobre elas. Em suma, uma abordagem grand/grounded em termos teóricos, metodológicos e empíricos. Em 2008 apresentei dois workshops de investigação no CIES que deram conta de várias re/concetualizações nas UCs sobre arte e cultura: Sociologia, Arte e Cultura: Re/Interpelações” e Criatividade: Sentidos Possíveis, respetivamente em 6 de fevereiro e 2 de abril de 2008. Em 2011 publiquei um extenso ensaio na mesma senda de novas explorações teóricas, analíticas ou reflexivas que se prendem com a sociologia dos indivíduos, a dimensão biográfica, e uma parte sobre metamorfoses e mediações nos espaços culturais. Estes trabalhos anunciaram o que aqui se retoma com sistematizações para a docência multiface, além de componentes explanadas no doutoramento. É, pois, um projeto que culmina a formulação programática e paradigmática que desenvolvi ao longo de um arco de reflexões, investigações e reconstruções sociológicas com feição interdisciplinar e um pensamento figuracional, legado de Norbert Elias.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Líder 2016-03-01 2016-03-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Idalina Conde Investigadora Associada (CIES-Iscte); Investigadora 2016-03-01 2016-03-31
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Re/Concetualizações: Sociologia sobre Indivíduos, Biografia, Arte e Cultura
2016-03-01
2016-03-31