Retratos de Família do Portugal Contemporâneo: Gerações, Cursos de Vida e Mobilidade Social
Retratos de Família do Portugal Contemporâneo: Gerações, Cursos de Vida e Mobilidade Social
Descrição

O estudo dos processos de mobilidade social, especialmente o de natureza qualitativa, não tem tido o devido protagonismo na análise das profundas mudanças sociais que ocorreram em Portugal nas últimas décadas. O mesmo se pode referir acerca da análise das famílias como “microcosmos” destes mesmos processos. Usando a perspectiva do curso de vida, os seus “dois pontos de entrada” (macro e micro) e uma metodologia centrada na família como principal unidade de análise, este projecto contribuirá para um maior conhecimento dos processos de mobilidade social em Portugal. A análise de dados do ECHP e EU-SILC permitirá a identificação de padrões de mobilidade social e a sua comparação europeia; e a análise de dados de natureza qualitativa (de fonte primária), numa estratégia “biográfico-interpretativa” baseada em entrevistas biográficas, calendários de vida e árvores genealógicas, permitirá a compreensão e a diferenciação inter-generacional dos processos e estratégias de mobilidade social que ocorrem nas famílias.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Família, Gerações e Saúde Líder 2012-03-01 2018-10-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Magda Nico CIES-IUL [Família, Gerações e Saúde] Investigadora 2012-03-01 2018-10-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
SFRH/BPD/76580/2011 Bolsa FCT Bolsa Pós Doutoramento Portugal 113620 113620 2012-03-01 2018-10-31
Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Retratos de Família do Portugal Contemporâneo: Gerações, Cursos de Vida e Mobilidade Social
2012-03-01
2018-10-31