Denise Henriques é doutorada e mestre em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL e licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa. É Investigadora ICNOVA/FCSH/Universidade Nova de Lisboa e CIES-IUL/ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora, docente e oradora especializada nas Políticas de Marca de Países, Regiões e Cidades, relaciona estas políticas com as Empresas e o Desenvolvimento Socioeconómico Global, Digital e Sustentável. Neste âmbito, tem coordenado e integrado projetos, lecionado, proferido conferências e publicado artigos em publicações científicas e revistas especializadas. É autora do livro Marca Portugal: Políticas e Atores, adaptado da sua tese e publicado pelo ISCTE-IUL, com o apoio do IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação de Portugal. Elaborou, com a AICEP-Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o Plano Estratégico da Marca Portugal. Desenhou e dirige a Pós Graduação em Placebrand e Place Marketing do ISCTE Executive Education, e também desenhou um Curso de Políticas de Marca Lugar e Comunicação Estratégica, na Universidade Nova de Lisboa. Integrou a Comissão Científica das III e IV Conferências Iberoamericanas de Placebranding e foi júri do I Prémio de Placebranding. Foi Gestora do Programa Universities Portugal, de Internacionalização das Universidades Públicas Portuguesas, sediadas em Lisboa, financiado pelo COMPETE P2030. Foi Membro do Conselho de Internacionalização do ISCTE-IUL, e do Study in Portugal Network, da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento. Foi cofundadora do Movimento Marcas por Portugal. Iniciou a sua vida profissional há mais de duas décadas, como jornalista na Agência Lusa e no Jornal de Notícias, tendo também dirigido, posteriormente, serviços de comunicação e relações externas em universidades.