Pandemia: a incerteza e a anomia enquanto oportunidades de inovação metodológica
Event Title
XII Congresso Português de Sociologia
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
A pandemia expôs-nos a um contexto de risco global sem precedentes. A experiência da suspensão da vida social, e as transformações que dela resultaram, fez com que testemunhássemos um dos grandes marcos da história da humanidade no século XXI (Quintanilha, et al). Convocando a ideia de metamorfose do mundo, de Ulrich Beck (2016), a pandemia pode ser entendida como um risco global que nos deixou perante um sentimento de insegurança, sem que dispuséssemos dos dispositivos necessários para o enfrentar. Este risco confrontou-nos com a forma como a incerteza ameaça a nossa própria existência, com impactos diretos nas várias esferas da vida social.
Reconhecendo a importância e a oportunidade únicas de registar esta suspensão e estas transformações na primeira pessoa, no âmbito da componente prática da unidade curricular de Métodos e Técnicas de Investigação (qualitativa) em Ciências Sociais, lecionada na Licenciatura de Educação Social, na qual foram recolhidas 40 narrativas de vida. Estas narrativas tiveram como foco o registo da forma como estava a ser vivido e experienciado o primeiro confinamento nacional imposto pela pandemia SARS-CoV-2. Mobilizando uma abordagem qualitativa, e em linha com a perspetiva etnossociológica de Daniel Bertaux (2020), o desenho da ferramenta metodológica procurou captar os múltiplos constrangimentos impostos pelo confinamento, bem como as estratégias dos/as estudantes, das suas famílias e das suas redes de sociabilidade, seja entre pares, seja em contextos profissionais.
Esta proposta de comunicação resulta da reflexão metodológica em torno da adaptação do instrumento etnossociológico (Bertaux) a um contexto que, numa primeira instância, parece representar a antítese do pressuposto da abordagem qualitativa. A utilização da modalidade online, em algumas técnicas de investigação (Bryman, 2016), não constitui uma novidade, reconhecendo-se vantagens e limitações, quer no tipo, quer na qualidade das informações recolhidas. No caso desta investigação, a inovação metodológica extravasou a forma como o online tem vindo a ser utilizado, uma vez que, ao mesmo tempo que os/as estudantes se constituíram como objetos de estudo, tornaram-se também ferramentas metodológicas da investigação (orientados/as pelas docentes/investigadoras). Assim primou-se por uma lógica de narrativa autobiográfica, suportada pela recolha de um conjunto diverso de elementos: textuais, fotográficos e audiovisuais.
Pretende-se, desta forma, apresentar o conjunto de ferramentas metodológicas desenvolvidas no âmbito desta investigação, refletindo sobre suas as potencialidades e limitações, mas sobretudo sobre a oportunidade, encontrada na anomia e na incerteza do contexto pandémico, de inovação e desenvolvimento metodológicos.
Acknowledgements
--
Keywords
métodos qualitativos,abordagem biográfica,perspetiva etnosociológica,inovação metodológica
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.