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Ribeiro, M., Ana Paula Oliveira, Paulo Gil Martins & Barqueira, A (2025). As instituições de ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida: o caso dos cursos de proteção civil. In RISCOS (Ed.), Contributo da Formação para a Redução dos Riscos. (pp. 89-102). Coimbra: RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança.
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M. J. Ribeiro et al.,  "As instituições de ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida: o caso dos cursos de proteção civil", in Contributo da Formação para a Redução dos Riscos, RISCOS, Ed., Coimbra, RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2025, vol. 1, pp. 89-102
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TY  - CHAP
TI  - As instituições de ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida: o caso dos cursos de proteção civil
T2  - Contributo da Formação para a Redução dos Riscos
VL  - 1
AU  - Ribeiro, M.
AU  - Ana Paula Oliveira
AU  - Paulo Gil Martins
AU  - Barqueira, A
PY  - 2025
SP  - 89-102
CY  - Coimbra
AB  - A aprendizagem ao longo da vida marca uma alteração significativa com os padrões que vigoravam antes da atual fase da sociedade industrial 4.0. Mais do que uma componente da educação e formação, esta aprendizagem deve tornar-se o princípio orientador da oferta e da participação num contínuo formativo, promovendo uma cidadania ativa e fomentando a empregabilidade. As Instituições de Ensino Superior (IES), enquanto impulsionadores de formação de capital humano, da criação de conhecimento e da transferência de know-how, têm um papel vital a desempenhar na promoção da aprendizagem ao longo da vida. É neste contexto que o Instituto Superior de 
Educação e Ciências (ISEC Lisboa) se vai posicionando, através das suas duas ofertas atuais, licenciatura e mestrado, estudando-se, complementarmente, a abertura de cursos de especialização e pós-graduações de curta duração, de modo a aumentar o leque de oportunidades que, cada vez mais, surge na sociedade portuguesa.
ER  -