Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Ribeiro, M., Ana Paula Oliveira, Paulo Gil Martins & Barqueira, A (2025). As instituições de ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida: o caso dos cursos de proteção civil. In RISCOS (Ed.), Contributo da Formação para a Redução dos Riscos. (pp. 89-102). Coimbra: RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança.
M. J. Ribeiro et al., "As instituições de ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida: o caso dos cursos de proteção civil", in Contributo da Formação para a Redução dos Riscos, RISCOS, Ed., Coimbra, RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2025, vol. 1, pp. 89-102
@incollection{ribeiro2025_1764915214324,
author = "Ribeiro, M. and Ana Paula Oliveira and Paulo Gil Martins and Barqueira, A",
title = "As instituições de ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida: o caso dos cursos de proteção civil",
chapter = "",
booktitle = "Contributo da Formação para a Redução dos Riscos",
year = "2025",
volume = "1",
series = "Série Riscos e Catástrofes",
edition = "",
pages = "89-89",
publisher = "RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança",
address = "Coimbra"
}
TY - CHAP TI - As instituições de ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida: o caso dos cursos de proteção civil T2 - Contributo da Formação para a Redução dos Riscos VL - 1 AU - Ribeiro, M. AU - Ana Paula Oliveira AU - Paulo Gil Martins AU - Barqueira, A PY - 2025 SP - 89-102 CY - Coimbra AB - A aprendizagem ao longo da vida marca uma alteração significativa com os padrões que vigoravam antes da atual fase da sociedade industrial 4.0. Mais do que uma componente da educação e formação, esta aprendizagem deve tornar-se o princípio orientador da oferta e da participação num contínuo formativo, promovendo uma cidadania ativa e fomentando a empregabilidade. As Instituições de Ensino Superior (IES), enquanto impulsionadores de formação de capital humano, da criação de conhecimento e da transferência de know-how, têm um papel vital a desempenhar na promoção da aprendizagem ao longo da vida. É neste contexto que o Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa) se vai posicionando, através das suas duas ofertas atuais, licenciatura e mestrado, estudando-se, complementarmente, a abertura de cursos de especialização e pós-graduações de curta duração, de modo a aumentar o leque de oportunidades que, cada vez mais, surge na sociedade portuguesa. ER -
Português